Brasil, 17 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cirurgia de reconstrução mamária: luz no fim do túnel

Preocupados com a qualidade dos procedimentos, mastologistas apresentam técnicas inovadoras para melhorar resultados e autoestima das mulheres

O que Rita, Lilian, Márcia e Gleyzy têm em comum? Todas elas tiveram que retirar parte ou total do seio, por conta de um câncer de mama e aguardam ansiosas por uma reconstrução mamária. Esse sonho será realizado na próxima quinta-feira (20/06), quando serão operadas por especialistas brasileiros e internacionais que utilizarão técnicas inovadoras. As imagens das cirurgias serão transmitidas ao vivo para uma plateia de 300 médicos que participam da Jornada Brasileira de Oncoplástica, em São Paulo. Nos últimos oito anos, esse evento prático ajudou a acelerar o número de cirurgias de reconstrução pelo SUS, já que muitos médicos se especializam e aprimoram as técnicas de oncoplástica.

A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) para tentar diminuir a fila de mulheres que aguardam pela reconstrução. Hoje, apenas 29% do universo de pacientes mastectomizadas consegue realizar essa cirurgia e nem sempre o resultado é satisfatório. A qualidade das cirurgias é outra preocupação da SBM, por isso o movimento de oferecer cursos práticos e inovadores de educação continuada para qualificar cada vez mais mastologistas e cirurgiões de mama com as técnicas da reconstrução mamária, que é uma forte aliada para a recuperação e autoestima da mulher que passa pelo câncer de mama.

Rita Xavier Aparecida Martins, por exemplo, foi submetida a uma mastectomia bilateral e teve várias complicações com próteses, passando por sete cirurgias. Agora, ela fará uma cirurgia extensa para reparar as duas mamas. Já Márcia Gomes será operada pelo cirurgião Jean-Marc Piat, fundador do Strasbourg Breast Centre, na França, e que pela primeira vez vem ao Brasil. Ele é especialista na técnica dorsal e fará uma adaptação junto às técnicas brasileiras ainda pouco utilizadas no país para operar a Márcia, que fará a reconstrução com músculos do dorso do próprio corpo, evitando a utilização de prótese.

Segundo o mastologista Fabrício Brenelli, membro da SBM que também participará da cirurgia, este é um evento prático cujos médicos podem aplicar as técnicas no dia a dia já na semana seguinte. “Queremos estimular o aumento de reconstruções no país, por isso recebemos tanto cirurgiões interessados em novas técnicas quanto médicos que ainda não fazem mais querem desenvolver”, afirma ele, acrescentando que há inscritos do Equador, Venezuela e Argentina, o que mostra que o Brasil passa a ser referência para a América Latina no que diz respeito à oncoplastia.

A Jornada Brasileira de Oncoplástica acontece de 20 a 22 de junho e é promovida pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Em sua oitava edição, o evento dissemina modernas técnicas, avanços e aperfeiçoamentos de procedimentos que possam oferecer às pacientes melhores resultados estéticos e, essencialmente, menor impacto negativo sobre a qualidade de vida, já que a mutilação provocada pela mastectomia afeta diretamente a autoestima da mulher.

Entre os temas abordados estão os linfomas associados a próteses, uma preocupação hoje na Europa e nos EUA, assim como no Brasil. “Embora esse tipo de linfoma seja muito raro, a discussão é importante e os profissionais precisam saber lidar”, explica Brenelli, completando que a SBM desenvolverá um posicionamento sobre esse tema para que sirva de diretriz para os médicos.

Os avanços tecnológicos e perspectivas de reconstrução, inclusive a robótica, também serão abordados na Jornada.

SERVIÇO:
Evento: Jornada Brasileira de Oncoplástica
Data: 20 a 22 de junho
Local: Centro de Convenções Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569 - Consolação, São Paulo - SP
Mais informações: http://www.sbmastologia.com.br/jbo/

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::