Brasil,

A importância da nutrição vegetal para a saúde humana

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chico Damaso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

• Por Daniel Magnoni

O consumo adequado de micronutrientes é vital para a manutenção da saúde humana. Vitaminas e minerais participam de diversas funções, como reações metabólicas, e são essenciais para o desenvolvimento adequado do corpo humano., compõem Compõem estruturas de ossos e dentes e sua deficiência pode causar danos à saúde, como anemia, aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis, osteoporose e até cegueira. Nem sempre a deficiência de nutrientes vem acompanhada de baixo peso, podendo aparecer entre pessoas com ingestão calórica adequada, eutróficas bem nutridas, ou com sobrepeso, fenômeno que chamamos de fome oculta.

Nesse sentido, uma alimentação equilibrada, com a combinação de vários grupos de alimentos, é imprescindível para o fornecimento adequado de nutrientes. Estudos indicam que a população brasileira possui inadequação da ingestão de nutrientes como cálcio, potássio, magnésio, vitaminas E, D, A e C. Uma explicação para o baixo consumo desses nutrientes está na baixa qualidade da alimentação, que apesar de adequada em calorias na maior parte das vezes, precisaria de uma ingestão menor de alimentos processados e industrializados e mais adequada de cereais, leite e derivados, leguminosas, frutas e hortaliças. A variedade da alimentação é parte fundamental para o fornecimento adequado desses nutrientes, uma vez que o consumo baseado apenas em alimentos refinados tem menor densidade de micronutrientes do que uma alimentação com maior quantidade de frutas e vegetais.

No entanto, pouco se fala sobre a importância que da nutrição que o vegetal, recebe recebida ao longo de seu crescimento, e a relação tem na qualidade nutricional dos alimentos que serão consumidos pela população. O conteúdo de muitos minerais presentes nos alimentos de origem vegetal, como ferro, zinco, iodo, selênio, é altamente influenciado pelo teor desses minerais que estava presente no solo de cultivo.

De maneira geral, alimentos cultivados em solos férteis possuem maior quantidade de micronutrientes do que aqueles cultivados em solos estressados degradados ou inférteis. O uso de fertilizantes, bem como o melhoramento de plantas através da biofortificação e o aprimoramento dos sistemas de cultivo são estratégias que podem ser adotadas para melhorar a qualidade nutricional dos vegetais.

O zinco, por exemplo, é um mineral cuja prevalência de inadequação em seres humanos é alta. Alimentos como ervilhas, quando cultivados em solo com concentrações adequadas desse mineral possuem uma concentração três vezes maior em suas sementes do que os cultivados em solos pobres em zinco. Além de aumentar os níveis de zinco na parte comestível da planta, a fertilização do mineral também torna a cultura mais resistente a patógenospragas e doenças, secas e outras condições de estresse. Solos ricos em potássio estão associados a produção de frutos como laranjas, tangerinas e maçãs mais ricos em vitamina C. Alguns estudos indicam também que a fertilização de plantações com selênio também podem ser uma ferramenta estratégica para corrigir deficiências populacionais do mineral.

Assim, uma alimentação equilibrada e com quantidades adequadas de todos os grupos alimentares é fundamental para que haja a ingestão de todas as vitaminas e minerais necessários para a saúde. A fertilização pode ser entendida como mais uma estratégia para complementar o combate as deficiências nutricionais da população, garantindo maior aporte de micronutrientes em sua porção comestível e assegurando melhor produtividade por contribuir com a saúde do vegetal.

• Daniel Magnoni, consultor da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV), diretor de Serviço de Nutrologia e Nutrição Clínica do Hospital do Coração – Hcor, Mestre em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; especializado ainda em Clínica Médica, Nutrologia e Nutrição Parenteral e Enteral pela Associação Médica Brasileira – AMB / Conselho Federal de Medicina – CFM

SOBRE NPV

Presente no Brasil desde 2016, a Nutrientes Para Vida (NPV) é uma iniciativa que possui visão, missão e valores análogos aos da coirmã americana, a Nutrients For Life. Seu objetivo é esclarecer e informar a sociedade sobre os benefícios dos fertilizantes (ou adubos) na produção dos alimentos, bem como sobre sua utilização adequada.

Este tipo de esclarecimento é essencial, se considerarmos que há muita desinformação sobre o tema. Como dizia uma antiga campanha publicitária, com o manejo adequado do solo, no Brasil, “adubando, dá”.

Para manter o solo fértil e a alta produtividade de novos cultivos, os nutrientes precisam ser repostos. Os fertilizantes cumprem o papel de alimentar a planta, o que é essencial para o seu desenvolvimento.

Referências
Araujo MC, Bezerra IN, Barbosa FS, Junger WL, Yokoo EM, Pereira RA et al. Consumo de macronutrientes e ingestão inadequada de micronutrientes em adultos. Rev. Saúde Pública. 2013; 47(Suppl 1): 177s-189s.
Eggersdorfer M, Akobundu U, Bailey RL, Shilisky J, Beaudreault AR, Bergeron G et al. Hidden Hunger: Solutions for America’s Aging Populations. Nutrients. 2018; 10(9): 1210.
Miller DD, Welch RM. Food system strategies for preventing micronutrient malnutrition. Food Policy. 2013; 42: 115-28.
Whitney E, Rolfes SR. Understanding Nutrition. 14 ed. Cengage Learning; 2015. p. 407-40.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar