Brasil, 17 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como se manter saudável nas festas juninas?

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

A coordenadora do núcleo de pós-graduação em nutrição da Faculdade IDE, Joyce Moraes, dá dicas de como aproveitar as comidas de milho de forma mais equilibrada

Canjica, pamonha, milho cozido, munguzá, paçoca, arroz doce, pé de moleque, cocada, quentão e espetinho de queijo coalho. Essas são algumas opções de comidas típicas das festas juninas. São tantas alternativas que fica difícil escolher o que comer neste período. Mas como aproveitar todas essas delícias que a época pede sem exageros e sem sair da dieta? A indicação é ter bom senso e não exagerar.

Segundo a nutricionista, professora e coordenadora do núcleo de pós-graduação em nutrição da Faculdade IDE, Joyce, Moraes, o milho é um cereal bom para a saúde, pois contém carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, fornece energia e ajuda o intestino a funcionar normalmente. Mas nas tradicionais receitas, a preparação é feita com ingredientes muito calóricos e que, se exagerar, podem detonar a dieta.

O preparo deve ser feito com cuidado e podem ser preparadas de um jeito mais saudável. “Não usando leite de vaca e trigo nas receitas. Fazendo com leite de coco e ingredientes naturais. Não se esquecendo de respeitar a tradicionalidade das receitas e colocar pouco açúcar”, aconselha a professora de nutrição da Faculdade IDE. Outra dica é dá preferência aos milhos orgânicos na hora de comprar o alimento para o preparo das comidas. “A cada dia, a produção nacional de milho está cada vez mais transgênica. O nosso organismo não foi feito para lidar com alimentos transgênicos, os quais podem causar distúrbios hormonais e/ou câncer”, explica Joyce.

Para quem procura as comidas mais saudáveis e menos calóricas, a profissional aconselha que se opte pelo milho cozido, munguzá feito com leite de coco e pouca açúcar, pamonha e bolo de milho com pouco açúcar, pois a indicação é que se faça todos os pratos o mais natural possível e não exagerando no açúcar. Mas não é preciso abrir mão da sua comida preferida por causa das calorias e muito menos procurar uma outra para colocar no lugar, basta comer com moderação, evitando os exageros que acontecem muito nesta época. “Tudo pode, mas depende da quantidade e do bom senso e não comer como se fosse o último São João da vida”, esclarece a nutricionista.

DIABÉTICOS E COMIDAS DE MILHO – Sabendo que a maioria das comidas de milho são ricas em açúcar, os diabéticos precisam ficar atentos e buscar informação de um profissional. “Perguntar ao nutricionista o que pode ser consumido porque cada caso é um caso! E milho se transforma em açúcar no organismo”, explica a professora da Faculdade IDE.

CUIDADOS AO COMER NA RUA

É possível aproveitar todas as tradições dos festejos juninos, como ir para os arrastapés, comemorações familiares e shows dos seus artistas favoritos e comer bem. As tentações das barraquinhas de rua, como os espetinhos, salsichões e queijo na brasa, não estão proibidas, mas é necessário que ao optar por comer na rua, a pessoa verifique algumas condições do local que está comprando.

“Ter o cuidado de verificar a higiene do local ao redor. Se a pessoa que está manipulando a comida não está também manipulando dinheiro, usar somente utensílios descartáveis e verificar as condições de higiene de quem está preparando a comida e os instrumentos em contato direto com os alimentos”, orienta Joyce como prosseguir nestes lugares.

DICAS PARA MANTER A DIETA NO SÃO JOÃO

Manter a dieta é difícil para qualquer pessoal neste período e muitos exageros acabam acontecendo, mas não é motivo para não voltar a dieta normalmente. Enfiou o pé na jaca? Não precisa esmorecer, Joyce aconselha o que fazer: “Volte a rotina alimentar no dia seguinte, além de ingerir bastante água”.

São muitas tentações deliciosas, mas não precisar correr delas, porque é possível, sim, curtir as festas com saúde! Abaixo, confira algumas dicas da coordenadora do núcleo de nutrição da Faculdade IDE, Joyce Moraes, para ajudar nestes momentos:

· Sem exageros
· Consumir pequenas porções
· Alternar a ingestão de bebidas com a de água
· Se hidratar bastante
· Fazer um lanche antes de sair de casa para não escolher os alimentos na rua quando se está com fome, pois nesse estado tendemos a porções maiores
· Após as festas, retomar mediatamente a rotina alimentar

FACULDADE IDE – A Faculdade IDE, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, desde 2006, promove pós-graduações na área de saúde, contando com mais de 120 cursos nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia e fonoaudiologia. Autorizada pelo MEC, na portaria nº 852, de 30/12/18, passou a oferecer também graduações, como de Estética e Recursos Humanos. Com matriz no Recife e atuação no interior de Pernambuco, como Caruaru, Garanhuns e Petrolina, tem unidades também espalhas por vários estados do Norte e Nordeste, como Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Belém. Mais informações (81) 3465.0002, 0800 081 3256 e www.faculdadeide.edu.br.

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