Brasil,

Saiba identificar os principais sintomas da asma e como tratar a doença na chegada do inverno

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandre Raith
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pneumologista da Organização Social de Saúde CEJAM dá dicas de como evitar as crises nos asmáticos

A asma é uma doença crônica inflamatória que atinge as vias áreas, causando dificuldade na respiração. Ela pode ser desencadeada por fatores alérgicos, como a exposição à poeira, mofo, ácaros, pólen, pelos de animais de estimação, entre outros. Com a chegada do inverno, aumentam as chances dessa complicação ser agravada, devido às alterações que ocorrem no clima e na umidade do ar, e a combinação dessas condições ambientais com o histórico familiar do paciente pode resultar em períodos de crises nos asmáticos. O tabagismo também é um hábito que costuma potencializar ainda mais a enfermidade ao inflamar as vias aéreas.

Além da dificuldade de respirar, os principais sintomas são tosse constante e prolongada, que geralmente ocorre no período noturno e que pode ser seca ou vir acompanhada de secreção, além do chiado no peito, desconforto na região torácica, fadiga, falta de ar ao realizar atividades físicas, respiração curta e rápida. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE em 2013, a asma possui prevalência no sexo feminino e mais de 6 milhões de brasileiros acima de 18 anos são acometidos pela complicação, cujas causas e sintomas serão lembrados no Dia Nacional do Combate à Asma, em 21 de junho.

De acordo com a pneumologista Denise Eri Onodera Vieira, do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), embora a asma não tenha cura, existe a possibilidade dos sintomas desaparecerem na fase da puberdade, caso o paciente tenha sido acometido em um grau menor, ainda na infância. A médica ressalta que é importante manter a limpeza frequente dos locais com alta concentração de agentes causadores e agravadores (ácaros, por exemplo).

“O ideal é deixar objetos como camas, travesseiros, tapetes e carpetes sempre limpos, para evitar o surgimento de crises. Evitar o fumo também é um cuidado importante que os asmáticos devem ter. Medicamentos e vacinas para alergia costumam ser utilizados tanto para prevenir quanto para aliviar os períodos de crises da doença”, aconselha a pneumologista do CEJAM.

Sobre o CEJAM

É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1991 e parceira da Prefeitura de São Paulo no gerenciamento dos serviços de saúde. Trabalha também na área de educação por meio da Escola da Saúde CEJAM, que oferece cursos técnicos de enfermagem e atualização. Seu Centro de Treinamento, credenciado pela Associação Americana do Coração, já capacitou mais de cinco mil profissionais em Suporte Básico de Vida para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). O CEJAM atua, ainda, nas cidades do Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes e Embu das Artes, em parceria com as respectivas prefeituras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar