Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Lácteo integral, a versão com gordura, faz bem à saúde?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tiago Varella
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A gordura nem sempre é a vilã, ela também pode estar associada à benefícios para a saúde. Como no caso da versão integral dos lácteos, aqueles com gordura, que trazem vários benefícios ao organismo, como prevenção de problemas cardiovasculares.

Para Ana Paula Del'Arco, nutricionista e consultora da Viva Lácteos, o leite compreende uma matriz nutricional única, com inúmeros benefícios à saúde. "Há vários estudos científicos que apresentam a inexistência de evidências consistentes entre o consumo de lácteos com qualquer teor de gordura e o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Aliás, as gorduras do leite integral podem trazer efeito protetor à saúde cardiovascular", explica a especialista.

A nutricionista esclarece alguns pontos relacionados à gordura dos lácteos:

1. A população infantil deve consumir os lácteos na sua versão integral, por serem alimentos completos, com minerais e vitaminas, sendo os lácteos com gordura a principal fonte de vitamina A da alimentação das crianças.

2. As gorduras dos lácteos possuem ácidos graxos que reduzem o nível de colesterol total e aumentam os níveis de HDL, o colesterol considerado bom.

3. O consumo de lácteos com gordura deveria ser preconizado para toda a população, visto os inúmeros benefícios que trazem para a saúde, não sendo tão significativa a diferença calórica entre lácteos integrais e desnatados. O consumo dos lácteos sem gordura deveria ser indicado apenas em casos de obesidade severa, em que qualquer redução calórica é favorável ao processo de emagrecimento.

4. O leite integral tem 3% de gordura (3g de gordura para cada 100ml) enquanto que o leite semidesnatado tem 1,5% de gordura (1,5g de gordura para cada 100ml). Já o leite desnatado pode ter até 0,5% de gordura, podendo agregar até 4,5 calorias ao leite.

"Em um copo de leite de 200ml, há uma diferença de 45 calorias provenientes da gordura se comparado 1 copo de leite integral com 1 copo de leite desnatado. Em uma dieta de 2000 calorias, essa quantidade representa cerca de 2% das calorias, o que não é tão relevante se considerado os inúmeros benefícios da gordura do leite para a saúde", ressalta a nutricionista.

Sobre a VIVA LÁCTEOS: É a Associação Brasileira de Laticínios que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (ALIBRA, AURORA, AVIAÇÃO, BOM SUCESSO, CCA, CAROLINA, CASTROLANDA, CATUPIRY, CCGL, DANONE, DPA, DAVACA, DOREMOS, EMBARÉ, FRIMESA, FRÍSIA, FONTERRA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, LATICÍNIOS HORIZONTE, MONDELÉZ, NESTLÉ, OUROLAC, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, SCHREIBER, TIROLEZ, VIGOR, VERDE CAMPO E YAKULT) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar