Brasil, 24 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Confira alimentos que são ricos em ferro e ajudam na saúde

Carnes, feijão e castanhas auxiliam no aumento do mineral no organismo

O ferro é um mineral importante para o ser humano, não apenas para evitar a anemia, também impede que as unhas fiquem quebradiças e fortalece o funcionamento da tireoide e da imunidade. Os sintomas da falta do elemento no organismo são fadiga, palpitações e piora na performance física, podendo, inclusive, prejudicar o desempenho esportivo de atletas.

Há dois tipos de ferro, o heme e o inorgânico. O primeiro é proveniente de vegetais e o segundo, de origem animal. A absorção deles também é diferente. Lucas Oliveira, nutricionista formado pela USP (Universidade de São Paulo), dá dicas de alimentos: “Nós temos carnes, peixes e frangos, assim como leguminosas, que incluem feijão, lentilha, espinafre e castanhas. Os alimentos ricos em ferro contribuem em diversos aspectos, como o desenvolvimento do sistema nervoso central, produção de energia, auxílio de crescimento e replicação das células”.

Mas ainda há formas de melhorar a absorção desse mineral, combinando com outros alimentos, a exemplo de uvas, cranberry, banana e aqueles ricos em vitamina C, tais como laranja, morango ou pimentão. Para os homens, a recomendação é ingerir 8g por dia, enquanto para as mulheres, a indicação é de 18g, aumentando para 27g durante a gravidez.

Por sua vez, a ingestão de café ou chá mate após as refeições principais, assim como beber leite e derivados ou outros líquidos durante a alimentação podem atrapalhar a absorção do ferro pelo organismo.

Dica na hora de acrescentar esses alimentos à mesa é diversificar nas receitas. Os vegetarianos, por exemplo, podem fazer receitas à base de feijão para substituir a carne em pratos tradicionais, como a receita de hambúrguer da Broto Legal Alimentos:

Receita – Hambúrguer de feijão:

- 4 xícaras (chá) de feijão carioca cozido e escorrido

- ½ xícara (chá) de pimentão amarelo picado

- ½ xícara (chá) de cebola picada

- 3 colheres (sopa) de azeite

- 1 colher (sopa) de alho picado

- 1 ovo

- ½ colher (chá) de cominho

- 1 ½ colher (chá) de sal

- 3 colheres (sopa) de creme de cebola

- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo

- 6 colheres (sopa) de pão francês amanhecido seco ralado

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em temperatura média alta e unte uma forma com óleo. Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola. Acrescente o alho e o pimentão. Coloque o feijão e misture. Passe o feijão carioca num espremedor de batatas, até que esteja espesso e pastoso. Acrescente os demais ingredientes, misture tudo e forme os hambúrgueres. Asse por aproximadamente 15 minutos. Sugestão: coloque mussarela, tomate picado e orégano em cima de cada hambúrguer e leve ao forno para assar.

Sobre a Broto Legal Alimentos

A Broto Legal Alimentos está há mais de 40 anos no mercado, é líder em arroz e feijão na região de Campinas, mas também possui forte presença em todo Estado de São Paulo, iniciando neste ano plano de expansão da marca na região Sudeste. É uma das marcas de líderes em arroz e feijão no interior de São Paulo, de acordo com a pesquisa da Nielsen, e fechou 2017 com um faturamento de R$ 500 Mi. É uma das precursoras do uso do Selo de Controle de Agrotóxico, emitido pelo Instituto Biológico, garantindo aos brasileiros comida de verdade e de qualidade em suas mesas. Os principais produtos da marca são o arroz e o feijão, mas também tem em seu catálogo a soja, jerked beef, atum, azeite e o mais novo lançamento da marca, as farofas prontas.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::