Brasil, 24 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Técnica possibilita reduzir dores durante e pós-castração

Estudo inovador utiliza a associação de anestésico e anti-inflamatório para contribuir com o bem-estar animal

Pesquisa científica desenvolve técnica utilizada em castração de gatas e que oferece benefícios ao bem-estar animal, ao associar anestésico e anti-inflamatório para redução da dor durante e após a cirurgia. Procedimento simples, seguro e de baixo custo, conforme o médico fisiatra Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, autor do estudo.

A investigação sobre os efeitos clínicos da infiltração local por anestésico ropivacaína isolada ou associada ao anti-inflamatório meloxicam na castração de gatas resultou na tese que apresentou eficácia nos resultados e que foi levada à defesa pública na manhã de sexta-feira (14) na Unoeste.

O estudo do fisiatra foi orientado pela Dra. Renata Navarro Cassu e recebeu elogios da banca avaliadora, especialmente pelo fato de ser inovador, pela relevância científica, pela utilização de literatura atual e pela preocupação em oferecer proteção e conforto ao animal.

Desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Animal, pelo qual a universidade oferta mestrado e doutorado, a parte prática do estudo foi com 45 gatas atendidas na rotina do Hospital Veterinário, recebidas de pessoas da comunidade e de entidades de proteção aos animais.

O fato dos animais serem mais susceptíveis à medicação que os humanos, levou o Dr. Gabriel Carapeba a ter uma série de cuidados para, ao final, poder afirmar que a técnica pode ser amplamente usada e sem nenhum risco, seguindo as doses e orientações; em protocolo que em breve será disponibilizado ao acesso público.

Durante as arguições provocadas pela banca examinadora, o autor contou que desde o início sua preocupação era fazer algo que tivesse relevância científica, desde a pesquisa e a produção da dissertação no mestrado do mesmo programa, quando tratou de displasia coxofemoral.

Defensor do bem-estar animal, escolheu trabalhar com cães e agora com felinos. Buscou informações para aplicar as técnicas, mas valeu-se também de sua experiência profissional como fisiatra, que utiliza a mesoterapia como procedimento minimamente invasivo, semelhante à técnica para cirurgias nas gatas.

Egresso da Unoeste e há 15 anos atuando em Campo Grande (MS), o cirurgião oncológico Dr. Fabrício Calcino Silva, vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), classificou a pesquisa como excelente e disse que a mesma resultou em uma bela tese, deixando um legado a ser levado adiante com novos estudos.

Com atuação docente e em pesquisa na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o Dr. Sérgio Lianza fez uma exposição emotiva, lembrando quando esteve em Prudente pela primeira vez, em 1981, e quando recebeu na Santa Casa de São Paulo o então médico residente Gabriel Carapeba, em 2009.

“Você foi um dos residentes que mais se destacou no tratamento da dor”, disse o veterano profissional da medicina para destacar a qualidade da tese e sugerir que seja enviada para as faculdades de medicina, por ser “um trabalho que deve perdurar e não ficar em uma gaveta”.

Nas condições de membros internos, o Dr. Rogério Giuffrida e a Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira também destacaram a qualidade do trabalho e a exemplo dos avaliadores externos fizeram alguns apontamentos em contribuição para as futuras publicações em periódicos científicos.

Parte do diálogo esteve centrada em algumas características do autor do estudo, voltadas para a humanização e espiritualização. Os agradecimentos foram para os componentes da banca examinadora e houve a citação de outros que contribuíram para a execução do trabalho científico.

Assim, os demais agradecimentos foram para o Dr. Gabriel Montoro Nicácio, à doutoranda Isabela Picolo Guimarães Alves Nicácio e às estudantes de medicina veterinária inseridas em iniciação científica Ana Beatriz Flavio Stelle e Tatiane Santos Bruno, bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A defesa pública feita pelo Dr. Gabriel Carapeba foi prestigiada por sua esposa Dra. Bruna Maria Melo Carapeba (cardiologista pediátrica), pelo pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::