Logo
Imprimir esta página

Especialista da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia faz alerta em dia de conscientização da violência contra a pessoa idosa

Saiba quais são os tipos de violência e como denunciar

Dia 15 de junho é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2018, houve 37 mil denúncias de algum tipo de violência contra o idoso. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) chama a atenção para importância da denúncia e do desenvolvimento de políticas voltadas à cidadania dessa parcela da população.

Para o Dr. Vicente de Paula Faleiros, integrante da SBGG, a data, criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tem como objetivo dar visibilidade a um assunto estigmatizado na sociedade.

“É um dia para dar visibilidade para uma questão que estava embaixo do tapete. A perda de funcionalidades, natural do envelhecimento, não pode ser desculpa para a prática de violência e perda da cidadania”, diz o Faleiros, que também integra do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI).

O Estatuto do Idoso caracteriza a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. Entre as práticas mais comuns de violência estão negligência (38%), violência psicológica (26,5%) e violência patrimonial (19,9%).

Denúncia e soluções

Em relação a 2017, houve um aumento de 13% no número de denúncias no Disque 100, canal de denúncias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para violações de direitos da pessoa idosa, criança, pessoas com deficiências, população LGBTQ+ e discriminação racial, entre outros. Para Faleiros, esse é um importante canal de comunicação, revelando a incidência das agressões, porém, é preciso mais.

“A denúncia coloca o dedo na ferida, mas ela não traz alívio para o problema”. Isso se deve ao fato de que a maioria das violências cometidas contra idosos são praticadas no ambiente familiar (85,6%) e mais da metade são cometidas por filhos (52,9%) e netos (7,8%), complementa o especialista. As mulheres são as principais vítimas, com 62,6% dos casos de denúncias registradas.

De acordo com o especialista, solucionar o problema exige esforços conjuntos entre poder público e população para que o ambiente público seja inclusivo e as famílias saibam lidar com as particularidades dos idosos. “Ser humano é dialogar sobre as diferentes fases da vida, então precisamos de informação e educação para entender e interpretar o envelhecimento. A cidade, a saúde, a educação e afins, também precisam ser mais inclusivas para evitar os casos de violência”, conclui Faleiros.

Sobre a SBGG

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), fundada em 16 de maio de 1961, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto