Brasil, 5 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

46° Congresso de Análises Clínica aborda a importância do Atendimento Humanizado em laboratórios

Evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), será entre os dias 16 e 19 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte

Um dos desafios mais evidentes da gestão da saúde no Brasil é a melhoria da qualidade da prestação dos serviços. A ciência trouxe a evolução de técnicas importantes e ganhos na gestão, porém, ainda não fez o mesmo para a humanização do atendimento -estratégia assistencial que melhora a experiência do paciente, promove a sua satisfação e resgata a figura do profissional de saúde consciente das nuances que interferem na efetividade do tratamento, além de fortalecer a qualidade dos serviços prestados pelo laboratório.

Atenta a esta necessidade de evolução no atendimento ao paciente, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), realiza, entre os dias 16 e 19 de junho, no Expominas, o 46° Congresso de Análises Clínica. O evento tem no “Profissional do Futuro” seu principal foco. O congresso vai debater sobre áreas do conhecimento das Ciências do Laboratório Clínico, como Gestão do Laboratório, Qualidade Analítica e Organizacional e POCT – Point of Care Testing. Serão abordadas também especialidades técnicas como a Biologia Molecular, Bioquímica, Coagulação, Genética, Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Micologia, Parasitologia, Toxicologia e Uroanálise.

A programação contará com a apresentação dos mais recentes avanços do conhecimento nas Ciências do Laboratório Clínico e palestras de renomados profissionais das áreas. O 46° Congresso de Análises Clínica é destinado a todos os profissionais que atuam em Laboratórios de Análises Clínicas, como farmacêuticos, médicos biomédicos, RH, administradores, departamento de comunicação e marketing, entre outros. A expectativa é que o evento receba aproximadamente três mil pessoas.

Profissional do futuro

O futuro não tem somente uma componente e dentre elas estão as práticas que evidenciam a presença da segurança do paciente e da humanização do seu atendimento. Fornecer um laudo de exame correto e de qualidade ao paciente vai muito além de dominar simplesmente a técnica e fazer um bom controle, ambos são um dever profissional e gerencial. Segundo o presidente do 46º CBAC, Dr. Humberto Tibúrcio, um laboratório tem a oportunidade de agregar um componente fundamental ao seu trabalho: o tratamento seguro e humanizado ao paciente.

“No Brasil, muitos pacientes consideram a ida ao laboratório um “mal necessário”. O laboratório clínico precisa dedicar especial atenção a aspectos de humanização no atendimento aos seus clientes, com esmero e efetividade, estará de fato criando valor no seu trabalho, aumentando a fidelização”, pontua Dr. Humberto.

Atualmente, a humanização e o investimento no bem-estar do paciente são objeto de intenso debate no mercado de saúde. “A discussão do tema é necessária, pois os avanços tecnológicos do setor podem caminhar em descompasso com o aprimoramento na qualidade do relacionamento humano. O tema “Profissional do Futuro” foi idealizado justamente para reforçar a importância dessa mudança de atitude. As pessoas querem ser acolhidas e bem atendidas, independente da marca, do tamanho ou da localização geográfica do laboratório”, observa Dr. Humberto.

Quando alguém procura pelos serviços de saúde, incluindo os laboratórios, está procurando identificar um problema que o aflige ou então prevenir-se de males futuros. São situações muitas vezes delicadas e sensíveis. “O sorriso, a cordialidade, o olhar nos olhos, enfim, o atendimento humanizado durante todo o processo que envolve o exame serão fundamentais para garantir a satisfação e uma experiência positiva do cliente”, enfatiza.

O cuidado com o paciente tem que iniciar na administração do laboratório, ser difundida entre funcionários, para a partir daí chegar ao cliente final. “A equipe do laboratório tem que ser tratada como gostaríamos que o cliente fosse tratado. Para elevar o padrão da qualidade dos serviços laboratoriais, é de extrema importância estabelecer esta relação de confiança também internamente”.

Um atendimento humanizado é aquele que considera a integralidade da “unidade de cuidado”, ou seja, pressupõe a união entre a qualidade do ambiente técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e equipe.

“Em um atendimento humanizado, todos saem ganhando independente do resultado final, porque nele o amor ao humano prevalece em sua mais nobre essência”, finaliza Dr. Humberto.

Mais informações e programação completa pelo http://www.sbac.org.br/cbac/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS