Brasil,

Congelamento de óvulos: saiba mais sobre o procedimento que a cantora Paula Fernandes quer fazer

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Ivanov
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Médico especialista em reprodução humana explica mais detalhes sobre esse procedimento que preserva a fertilidade

Uma tendência mundial e também no Brasil, envolve o avanço da idade das mulheres que buscam a gravidez. Cada vez mais independentes, com sonhos, profissões renomadas e com a agenda cheia de compromissos, as mulheres brasileiras estão optando pela gravidez tardia, geralmente a partir dos 35 anos, e fazem crescer a procura por congelamento de óvulos nas clínicas de reprodução humana.

Recentemente, a cantora Paula Fernandes, que tem 34 anos e está solteira, anunciou que pretende congelar seus óvulos. "Vou fazer porque é necessário. É um conforto pra gente", disse. "Filhos são resultado de uma relação bem-sucedida".

Para explicar mais detalhes sobre esse procedimento que vem despertando o interesse de diversas pacientes, e não só da cantora, o médico mestre em Reprodução Humana pela Universidade Autonoma de Barcelona e Doutorando em Ginecologia e Obstetrícia pela UFMG, Dr. Matheus Roque explica mais detalhes sobre o congelamento de óvulos, um procedimento muito procurado nas clínicas onde atua no Rio de Janeiro e em São Paulo, que é utilizado por mulheres em idade reprodutiva com o objetivo de preservar o seu potencial fértil.

“A criopreservação refere-se ao processo de resfriamento celular à temperaturas abaixo de 0ºC com o objetivo de parar todas as atividades biológicas celulares preservando-as para utilização futura. O advento da técnica de vitrificação oocitária talvez tenha sido um dos passos mais importantes dados pela medicina reprodutiva nos últimos anos. Atualmente, ela possibilita a manutenção da autonomia reprodutiva feminina, tornando possível para a mulher preservar seu potencial reprodutivo, seja por indicação médica ou desejo pessoal”, explica o médico que também venceu o GFI (Grant for Fertility Innovation), em 2017, considerado o maior prêmio de reprodução humana do mundo.

Quem pode fazer?

O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que desejam postergar ou não tenha definido se desejará uma gestação no futuro. A idade ideal para isso acontecer é abaixo dos 35 anos, apesar de não existir uma contraindicação sobre esse fator. Mesmo feito esse procedimento, há também a chance da mulher ter uma gravidez de forma natural, mas se isso não ocorrer, esses óvulos podem ser utilizados para uma reprodução assistida.

Com o passar dos anos, o relógio biológico feminino diminui a quantidade e a qualidade dos óvulos que a mulher possui, uma vez em que ela já nasce com todos os óvulos que terá durante toda a sua vida, até que chegue um certo limite e entre em menopausa.

“Talvez ainda mais importante que a diminuição da reserva ovariana esteja o fato da piora da qualidade oocitária, que também ocorre com o passar dos anos. Esta piora leva a uma menor chance de gravidez, maiores riscos de abortamentos, malformações e síndromes com o avanço da idade. Estas alterações passam a ser mais significativas após os 36 anos de idade”, salienta o especialista.

O congelamento de óvulos não tem prazo de validade, como por exemplo, recentemente, a imprensa noticiou o caso de uma mulher americana de 26 anos, que deu a luz à um embrião (óvulo e espermatozoide fecundados) congelado em 1992, há 24 anos. Assim que passou por esse procedimento, o óvulo mantém as suas características e não envelhece.

“O objetivo do congelamento de óvulos é mostrar claramente às mulheres que as chances de gravidez de maneira natural ou com tratamentos caem drasticamente com o avançar da idade. Assim como ocorre um aumento no risco de aborto e de doenças genéticas com o avançar da idade. Porém, existe uma tendência mundial em que as mulheres estão adiando o momento para iniciarem a tentativa de engravidar. Isso faz com que as chances de gravidez diminuam e que aumente o número de pacientes inférteis. E a única maneira de tentar evitar os danos que a idade causa sobre o potencial reprodutivo da mulher, é através da Preservação de Fertilidade - congelamento de óvulos ou embriões”, enfatiza.

Mulheres com histórico de menopausa precoce entre os familiares e mulheres que desejam conservar sua fertilidade são aconselhadas a fazerem o congelamento de óvulos. Quem está em tratamento de câncer apresenta um risco aumentando a insuficiência ovariana ou menopausa precoce e também pode congelar seus óvulos para uma futura gestação.

“Os tratamentos oncológicos, principalmente a quimioterapia e radioterapia podem causar um dano aos ovários das pacientes e levar à diminuição da reserva ovariana, levando a uma antecipação da menopausa nestas pacientes. Assim, todas as pacientes em idade reprodutiva que irão submeter-se a tratamentos oncológicos têm a indicação formal de realizarem um tratamento de preservação de fertilidade - congelamento de óvulos/embriões - antes de submeterem-se aos tratamentos oncológicos”, ressalta Roque.

Como funciona?

A paciente passa por uma estimulação hormonal, recebendo uma alta carga de hormônios para estimular o amadurecimento de diversos óvulosdurante o período de estímulo, que dura em média 9-10 dias. Dois dias após o último dia do estímulo é realizada a captura dos óvulos guiada por uma ultrassonografia transvaginal, procedimento no qual uma agulha é introduzida através do fundo vaginal até os ovários, onde os óvulos são aspirados. O procedimento é feito com anestesia (sedação) e pode ser que ocorra uma cólica moderada, após o procedimento que dura cerca de 15-20 minutos e é feito em clínicas de reprodução humana.

“Não há nenhum tipo de diferença entre a gravidez com óvulos frescos ou a gravidez com o óvulo congelado. Depois de descongelado, ele se torna igual ao óvulo encontrado no ovário em um ciclo natural ou durante um tratamento de Fertilização in vitro”, finaliza dr. Matheus Roque.

Serviço:
Dr. Matheus Roque
Site: www.matheusroque.com.br
Instagram: @matheusroque_mr
Facebook: https://www.facebook.com/drmatheusroque/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar