Brasil, 7 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cardiopatia congênita: diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais

No Brasil, 28,9 mil crianças nascem com cardiopatia congênita por ano e cerca de 80% necessitam de cirurgia na metade do 1º ano de vida

No dia 12 de junho é celebrado o Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita. A doença é caracterizada por defeito anatômico no coração. Todos os anos mais de 28 mil bebês nascem com a patologia e cerca de 80% necessitam de algum tipo de intervenção cirúrgica para sobreviver.

Os sintomas que podem ocorrer dependendo da má-formação são: pele com coloração azulada (cianose), tosse, falta de ar, intolerância ao esforço físico, cansaço e sudorese durante as mamadas, pneumonias de repetição, tonteira e edema de membros inferiores. “Sabemos que em 20% dos casos a regressão da doença pode ser total. Seus sintomas podem aparecer desde o nascimento, durante a infância, na fase adulta e em alguns casos evoluem sem sintomas, sendo diagnosticada durante um exame cardiológico de rotina”, explica Dr. Ricardo Alonso, cardiologista do Grupo Fleury, detentor das marcas Felippe Mattoso e Labs a+ no Rio de Janeiro.

De acordo com Dr. Alonso, o diagnóstico pode ser feito mesmo antes do nascimento por meio de exames solicitados no pré-natal, como o ecocardiograma fetal a partir do quinto mês de gestação e que é capaz de detectar alterações anatômicas, funcionais e do ritmo do coração. Após o nascimento, o ecocardiograma convencional, raio-x de tórax, eletrocardiograma, tomografia, ressonância e cateterismo cardíaco são meios diagnósticos utilizados.

A cardiopatia congênita possui alguns fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes, histórico familiar, doenças cromossômicas, uso de medicamentos, álcool e outras drogas. O tratamento, em geral, é feito por meio de medicamentos e, quando necessário, com intervenção cirúrgica e até mesmo transplante cardíaco.

Para prevenção, a recomendação para a gestante é ter a carteira de vacinação em dia, evitar medicamentos específicos e, se portadora de doença crônica, manter o quadro clínico controlado durante a gestação.

“Ressalto que a cardiopatia congênita é a 3ª maior causa de mortalidade neonatal no Brasil. Para que possamos diminuir esse índice, é preciso garantir maior acesso das crianças com cardiopatia congênita à rede assistencial, instituindo uma organização de assistência à criança com a má-formação. Além de expandir a oferta de cirurgia cardiovascular pediátrica e estimular a ampliação de atendimento especializado desde o pré-natal”, conclui Dr. Alonso.

Sobre a Clínica Felippe Mattoso

Posicionada como uma marca premium no mercado carioca, a Clínica Felippe Mattoso é referência em exames de imagem. Desde 2012, também integra em seu portfólio os exames laboratoriais. Sempre em busca de avanços que ofereçam conforto e tranquilidade aos clientes, a Clínica Felippe Mattoso, junto com o Fleury Genômica, inaugurou recentemente a plataforma online exclusiva de Genômica.

Site Clínica Felippe Mattoso: http://www.fmattoso.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS