Brasil,

Os Impactos da Sociedade do “Sentar-Se”

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chico Damaso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Relação entre sedentarismo e diabetes

Já parou para pensar que com o passar dos anos, a sociedade tem se moldado para ficar cada vez mais acomodada e evitar movimento? Esse é um fator que acompanha a humanidade há séculos.

Desde a antiguidade, os homens deixaram de ser nômades, criando aldeias e, posteriormente, civilizações. Estudos indicam que existem quatro cadeiras para cada habitante. Sendo assim, com sete bilhões de pessoas no mundo, são cerca de 28 bilhões de cadeiras.

O estilo de vida também é alterado com as inovações de dispositivos que visam facilitar o cotidiano e, ao mesmo tempo, auxiliam no crescimento do sedentarismo. O surgimento de um simples controle remoto, por exemplo, ocasionou a perda da obrigação de se levantar do sofá para mudar de canal.

“Práticas mais atuais como o home-office, que exclui a necessidade de se deslocar, também é um grande fator que contribui para o aumento desse quadro sedentário”, comentou a endocrinologista Lívia Porto.

A definição de sedentarismo diz respeito à prática de atividades físicas leves inferiores a 150 minutos por semana. Realizar exercícios diariamente promove inúmeros benefícios para o metabolismo, sistema hemodinâmico, neurotransmissores, sistema cardíaco e pulmonar.

Além disso, dados indicam que indivíduos ativos apresentam o aumento da endorfina que ajuda na proteção de doenças mentais, “Há também a redução das enzimas inflamatórias, fazendo um efeito de defesa contra o desenvolvimento de câncer”, completa Lívia.

Da mesma maneira que ser ativo traz muitas melhorias, a inatividade física pode acarretar diversos problemas. O sedentarismo retém um impacto negativo em vários casos de doenças orgânicas, entre elas a diabetes. A ligação entre ambos os termos requer atenção.

O termo correto é Diabetes Mellitus, uma enfermidade caracterizada pela redução, ou dificuldade, na produção de insulina que, por sua vez, é responsável por consumir o açúcar proveniente do consumo de carboidratos, resultando em energia. Nesse contexto, há o aumento do risco de lesões vasculares como AVC e infarto.

Existem três formas da doença, sendo a conhecida como “Tipo 2” a que detém uma relação próxima com o sedentarismo, já que seu aparecimento está correlacionado ao estilo de vida adotado. A pessoa sedentária tem uma redução do consumo de açúcar no organismo, sobrecarregando as células pancreáticas, e a diminuição da sensibilidade do corpo à insulina, gerando resistência. Dessa forma, a longo prazo, o indivíduo pode apresentar diabetes.

Segundo a especialista, essa substância é fundamental para o ser humano. A base da alimentação da maioria da população brasileira está nos carboidratos e estes, por sua vez, são a origem da energia necessária para a realização das atividades diárias. “A falta de insulina leva a impossibilidade de converter açúcares em energia e, por isso, um dos sintomas do diabetes descompensado é a perda de peso”, pontuou.

O estímulo à atividade física funciona como um aliado ao combate do crescente sedentarismo e, consequentemente, auxilia na conscientização da diabetes. A pessoa ativa apresenta melhora na sensibilidade e no controle da insulina.

Especialistas como os endocrinologistas têm um importante papel na conscientização e prevenção por estarem ligados ao tratamento de doenças metabólicas diretamente impactadas pela questão da prática de exercícios.

Lívia afirma ainda que, a família é indispensável na criação de um estilo de vida saudável “Os pais devem influenciar no desenvolvimento do hábito de exercitar-se. Ao praticarem atividades físicas e promoverem lazer ao ar livre, há a redução das chances dessa criança ser um adulto sedentário no futuro”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar