Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

RCS Med investe em participação na signum web

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carla Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

RCS Med investe em participação na signum web

Empresa dá um salto em inovação e traz acessibilidade para o setor médico-hospitalar ao oferecer solução para comunicação em Libras em tempo real

Antecipar tendências está no DNA da Rede de Cuidados de Saúde (RCS). Tanto que a empresa acaba de investir em participação na Signum Web – start up que criou uma plataforma de videoconferência para traduzir para libras, conversas em tempo real – oferecendo um atendimento mais qualificado à fatia da população brasileira portadora de surdez.

Com a negociação a estimativa da RCS é oferecer gratuitamente o serviço de tradução online a pacientes surdos para toda sua rede assistencial que hoje está em mais de 80 cidades brasileiras. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 5% da população brasileira é surda. Isso equivale a 2,7 milhões de pessoas que não escutam nada. Há ainda, aqueles que têm grande dificuldade auditiva, que se beneficiam da plataforma.

“Esse imenso contingente busca atendimento médico e não encontra infraestrutura adequada para ser claramente compreendido. Basta imaginar a dificuldade de um paciente em relatar um quadro clínico sem conseguir ouvir o médico, sem entender o que está sendo prescrito”, aponta o diretor da RCS, Dr. Ricardo Cabral.

O médico continua: “A realidade do nosso sistema de saúde é ainda bem precária. Não temos profissionais preparados, dominando a língua brasileira de sinais para atender esses pacientes. Com isso, ao disponibilizar no mercado de saúde uma ferramenta que proporciona a tradução em tempo real, também oferecemos um grande avanço em qualidade de atendimento”, diz.

Oficial no Brasil, a Libras é uma língua visuoespacial e conta com gramática e estrutura próprias, essenciais para que a comunidade surda se comunique e tem acessibilidade em todos os lugares. Aí entra o recurso disponibilizado ao mercado: a parceria entre a RCS e a SignumWeb.

Desenvolvido por um grupo de jovens liderado por Felipe Barros da Silva – portador de deficiência auditiva - a solução consiste em uma plataforma web que dispõe de intérpretes qualificados para fazer a comunicação em Libras online, em tempo real. De forma responsiva, muito prática e segura é possível acessar via computador, celular ou tablet.

Funciona assim: ao detectar um paciente surdo o profissional da saúde aciona virtualmente o tradutor para intermediar a comunicação via Libras. Desta forma, o paciente surdo, vai, em tempo real, se comunicando com o ouvinte. Tudo de forma natural e prática.

“A plataforma segue os padrões já vigentes em empresas que atuam nos Estados Unidos e Europa, promovendo a acessibilidade com autonomia e privacidade, já que o paciente não precisa estar acompanhado de um interprete presencial. “Esse é um direito fundamental do ser humano: se comunicar. “É com essa visão que estamos trabalhando para a popularização da ferramenta”, enfatiza Cabral.

Além de consultas e atendimentos médicos, a plataforma Signum Web também é aplicável em diversas situações: de entrevistas de emprego, a atendimentos bancários, utilização de serviços, compras, até mesmo em aeroportos e rodoviárias. “Priorizaremos a área da saúde. Mas a solução é válida para intermediar a comunicação nos mais diversos ambientes”, finaliza o médico.

Sobre a RCS

Em operação desde 2013, a RCS (Rede de Cuidados de Saúde) – www.rcs.med.br é composta por profissionais experientes na área de gestão de serviços de saúde. Jovem e inovadora, com uma concepção atemporal, a empresa busca o desenvolvimento de soluções customizadas para os serviços de saúde. Reconhecida pela expertise em gestão da saúde com o conceito hands on, a RCS lança mão da tecnologia a serviço da qualidade e humanização dentro dos ambientes de saúde, sempre zelando pelo respeito, confiança e credibilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar