Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Atenção ao paciente: tratamento do câncer traz disfunções endócrinas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regiane Chiereghim
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Médica explica as consequências de acordo com cada glândula

Diversos tratamentos contra o câncer podem causar disfunções hormonais. “É importante que o oncologista se atente aos sintomas que possam ser decorrentes de disfunções endócrinas, para que o diagnóstico e o tratamento sejam precoces. Diabetes mellitus, que pode ser causado ou exacerbado pelo tratamento oncológico, disfunções tireoidianas, paratireoidianas, adrenais e hipofisárias são algumas dessas endocrinopatias”, alerta a Dra. Ana Hoff, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regiobal São Paulo – SBEM-SP.

Conheça abaixo as principais disfunções de acordo com as glândulas endócrinas:

Tireoide: A radioterapia usada para câncer de cabeça, pescoço e linfoma pode causar hipertireoidismo transitório e hipotireoidismo prolongado. “O aparecimento de nódulos de tireoide em até três décadas após o tratamento radioterápico também é frequente”, comenta a Dra. Ana.

As drogas mais novas no mercado oncológico chamadas de imunoterápicos ou inibidores do "checkpoint" também causam disfunção tireoidiana em aproximadamente 15% dos pacientes. “As endocrinopatias associadas aos imunoterápicos são tão frequentes que já existem diretrizes para a avaliação prospectiva dos pacientes submetidos a estes tratamentos”, pontua a endocrinologista.

Suprarrenal: a insuficiência adrenal também é frequente nos pacientes com câncer, seja pelo uso do corticoide que é utilizado como medicamento de suporte durante a quimioterapia ou utilizado como tratamento do câncer nos casos de linfoma e mieloma múltiplo, ou seja pelo uso de outros medicamentos como os inibidores de quinase e imunoterápicos.

Pâncreas: a descompensação diabética é extremamente comum nesses pacientes, principalmente naqueles com câncer hematológico.

Hipófise: o hipopituitarismo pode ocorrer em pacientes com tumores do sistema nervoso central após o tratamento cirúrgico ou radioterápico causando não só disfunção da adenohipófise, mas também diabetes insipidus. “O panhipopituitarismo é muito importante nos pacientes pediátricos já que afeta o crescimento e o início da puberdade. Nestes casos, comumente, pacientes precisam de reposição de todos os hormônios”, explica a médica.

Gônadas: o hipogonadismo no homem e a insuficiência ovariana na mulher também são frequentes. Na mulher, a principal causa da falência ovariana e menopausa é o tratamento para o câncer de mama que inclui quimioterápicos que resultam na menopausa precoce e a terapia anti-estrogênica. No homem com câncer de próstata, a terapia de deprivação androgênica causa o hipogonadismo. Nos pacientes masculinos mais jovens, observa-se hipogonadismo naqueles com câncer de testículo submetidos a orquiectomia e em indivíduos com tumores do sistema nervosa central, causando o hipogonadismo central como mencionado acima nas disfunções hipofisárias.

Osso: a osteoporose é frequente nos pacientes tratados com a terapia de deprivação androgênica (câncer de próstata), inibidores de aromatase (câncer de mama), em pacientes com linfoma, mieloma múltiplo e todos os pacientes que necessitam de terapia com corticoide.

Como as endocrinopatias são muito frequentes nos pacientes oncológicos, o oncologista deve-se manter em alerta e investigar disfunções hormonais de acordo com os sintomas ou em caso de drogas em que estas disfunções são muito frequentes como com os imunoterápicos há critérios estabelecidos de rastreamento prospectivo destas disfunções endócrinas.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço:
http://www.sbemsp.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar