Brasil, 16 de Junho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conheça cinco mitos e verdades do desvio de septo

Problema atinge cerca de 85% da população em variados graus de severidade

Nariz obstruído, respiração bucal, roncos noturnos, dores de cabeça e ressecamento da boca são alguns dos sintomas do desvio de septo, que é caracterizado quando a estrutura que separa as duas narinas é torta. Segundo dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, o problema afeta cerca de 85% da população em diferentes graus.

Entre as suas causas estão: crescimento excessivo, traumas causados por acidentes envolvendo esportes ou veículos automobilísticos, quedas e até alteração que pode ocorrer durante o trabalho de parto. Dito isto, o otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo, Prof. Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci, explica o que é mito ou verdade sobre este assunto. Confira:

O problema pode ser assintomático. Verdade! Algumas pessoas podem passar anos sem saber que sofrem do problema e só serem diagnosticadas após casos de resfriados, outros incômodos nas vias aéreas e até na maturidade, isso porque o quadro pode piorar com o passar do tempo devido a outras alterações da anatomia do nariz.

Desvio de septo pode causar hemorragias nasais. Verdade! Isso acontece porque a região possui vasos e, por conta do desvio, acontecem mudanças no fluxo de ar que podem deixar a mucosa que reveste a área muito seca, causando rompimento de pequenos vasinhos sanguíneos e desencadeando o sangramento nasal.

Desvio de septo pode ser o responsável pelas sinusites de repetição. Verdade! Essa doença caracterizada pela inflamação da mucosa dos seios da face pode ser desencadeada pelo desvio de septo, pois ele pode impedir a adequada drenagem de suas secreções.

Desvio de septo é sempre caso de cirurgia. Mito! O procedimento é indicado para pacientes que apresentam alguma queixa na hora da respiração. Nesses casos, muitas vezes, a cirurgia para correção da deformidade anatômica, a chamada septoplastia, é necessária. Ela é realizada por dentro do nariz, sem a necessidade de incisão externa e, portanto, não deixa nenhuma cicatriz visível no rosto.

A septoplastia é uma cirurgia complexa. Mito! O procedimento é tranquilo desde que seja realizado com anestesia geral, profissional qualificado e em ambiente hospitalar. Na maioria dos casos, o paciente recebe alta no dia seguinte. O repouso geralmente é de uma semana e a recuperação completa pode ocorrer em até 30 dias.

“Caso o indivíduo suspeite que sofre deste problema, o indicado é passar pela avaliação de um médico otorrinolaringologista. Ele será capaz de diagnosticar o problema por meio de exames físicos para a definir o melhor tratamento”, finaliza Dolci.

Sobre o especialista: Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci é sócio da Clínica Dolci ­ Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial, em São Paulo; Professor Instrutor de Ensino do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo; Membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico ­Facial; Membro eleito da Comissão de Residência e Treinamento da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-­Facial; Membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. www.facebook.com/clinicadolci

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::