Logo
Imprimir esta página

Oncologistas da BP destacam novidades apresentadas no 2019 Asco Annual Meeting

Quer saber quais foram as principais novidades sobre tratamento oncológico apresentadas na 55ª edição do Asco Annual Meeting? Alguns oncologistas da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Instituto Vencer o Câncer participaram do maior congresso de Oncologia clínica do mundo e gravaram vídeos sobre os destaques. Elencamos algumas novidades que prometem revolucionar o tratamento oncológico:

Testes de novas drogas

· Um dos principais temas abordados no congresso foi o teste de novas drogas para otimizar o tratamento oncológico. Estudos em andamento mostram que a associação de drogas promissoras garante um maior benefício clínico para pacientes com tumores renais que já passaram por outras linhas de tratamento.

· Outro estudo aponta que a combinação de quimioterapia e novas drogas tende a ser o novo tratamento padrão para a maioria dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

· No caso de tumor na bexiga, está sendo estudado um tratamento bastante promissor com o uso de uma nova droga, que tem mostrado alta taxa de resposta.

· Estão em estudo novas drogas para mutações raras de câncer de pulmão e um novo inibidor de última geração do receptor de andrógeno que aumenta a sobrevida de pacientes em tratamento de câncer de próstata, além de reduzir os sintomas intestinais e urinários.

· O uso de uma nova classe de medicamentos tem aumentado a sobrevida de pacientes em tratamento de câncer de mama.

· Em neuro-oncologia, uma nova droga está sendo testada para tumores primários e metastáticos do sistema central e tem aumentado a taxa de resposta e de controle da doença.

Análise do perfil molecular dos tumores

· Lesões esbranquiçadas e avermelhadas na boca podem se transformar em tumores. O estudo das moléculas alteradas dessas lesões ajuda a prever com maior precisão quem poderá desenvolver câncer de boca. Esta análise ajuda a prevenir e detectar possíveis tumores precocemente.

Uso de quimioterapia

· Estudos têm mostrado os benefícios do emprego da quimioterapia antes da combinação de radioterapia e quimioterapia em tumores avançados de nasofaringe, com aumento de sobrevida e diminuição de metástases.

· Nos casos de câncer de intestino, a quimioterapia neoadjuvante contribui para uma cirurgia mais bem-sucedida e com diminuição de possíveis complicações pós-operatórias.

Tabagismo diminui chances de cura e sobrevida em paciente com câncer de cabeça e pescoço

· Estudos mostram que pacientes com câncer de cabeça e pescoço no início do tratamento oncológico precisam parar de fumar. As chances de cura e sobrevida são menores se os pacientes continuarem fumando durante o tratamento.

Melhor qualidade de vida para pacientes oncológicos

· Um do enfoques do congresso foi a discussão de como oferecer a todos os pacientes a melhor opção terapêutica para garantir melhor qualidade de vida e de sobrevida dos pacientes em tratamento oncológico.

Medicina acessível por meio da tecnologia

· Novos aplicativos e o uso de inteligência artificial para o controle da dor têm diminuído o número de internação por este motivo e melhorado o cuidado com o paciente. A telemedicina foi outro tema discutido no congresso, mostrando que exames realizados à distância podem ter o mesmo resultado dos exames realizados em hospital: um técnico acompanha o paciente enquanto um médico experiente vê as imagens do exame em tempo real.

Combinação de terapias para o tratamento oncológico

· Pesquisas científicas mostram que a combinação de quimioterapia e radioterapia otimizam o tratamento para um subtipo de câncer do endométrio. Estudos clínicos apontam também que a associação de imunoterapia e quimioterapia apresentam boa resposta no tratamento de tumores de ovários. O uso concomitante de quimioterapia e radioterapia tem sido mais eficiente no tratamento de câncer de colo de útero.

· No caso do câncer geniturinário não-próstata, a associação de drogas para o tratamento dos tumores renais com característica sarcomatóides (câncer considerado agressivo) gerou um aumento de sobrevida global e ganhos de taxa de resposta ao tratamento. Essa opção terapêutica se apresenta como uma das melhores opções de cuidado para pacientes com tumores com características sarcomatóides.

· Estudos mostram que a imunoterapia e a combinação de algumas drogas aumentam da taxa de resposta completa no tratamento do câncer de rim.

· A associação de radioterapia com hormonoterapia tem reduzido o risco de progressão do câncer de próstata.

· A terapia-alvo é uma das estratégias promissoras no tratamento de câncer de pulmão. A combinação de drogas e quimioterapia tem aumentado a taxa de sobrevida.

Prevenção

· Um dos principais meios de prevenção do câncer de colo de útero é a vacina HPV.

· No caso do câncer de mama, a mudança do estilo de vida está associada à prevenção da doença. É fundamental ter uma alimentação saudável, perder peso e praticar atividade física.

Você pode conferir todos esses vídeos nas mídias sociais (#BPnaAsco19) e na plataforma Crescer Juntos da BP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto