Brasil,

Oncologistas da BP destacam novidades apresentadas no 2019 Asco Annual Meeting

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tiago Varella
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Quer saber quais foram as principais novidades sobre tratamento oncológico apresentadas na 55ª edição do Asco Annual Meeting? Alguns oncologistas da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Instituto Vencer o Câncer participaram do maior congresso de Oncologia clínica do mundo e gravaram vídeos sobre os destaques. Elencamos algumas novidades que prometem revolucionar o tratamento oncológico:

Testes de novas drogas

· Um dos principais temas abordados no congresso foi o teste de novas drogas para otimizar o tratamento oncológico. Estudos em andamento mostram que a associação de drogas promissoras garante um maior benefício clínico para pacientes com tumores renais que já passaram por outras linhas de tratamento.

· Outro estudo aponta que a combinação de quimioterapia e novas drogas tende a ser o novo tratamento padrão para a maioria dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

· No caso de tumor na bexiga, está sendo estudado um tratamento bastante promissor com o uso de uma nova droga, que tem mostrado alta taxa de resposta.

· Estão em estudo novas drogas para mutações raras de câncer de pulmão e um novo inibidor de última geração do receptor de andrógeno que aumenta a sobrevida de pacientes em tratamento de câncer de próstata, além de reduzir os sintomas intestinais e urinários.

· O uso de uma nova classe de medicamentos tem aumentado a sobrevida de pacientes em tratamento de câncer de mama.

· Em neuro-oncologia, uma nova droga está sendo testada para tumores primários e metastáticos do sistema central e tem aumentado a taxa de resposta e de controle da doença.

Análise do perfil molecular dos tumores

· Lesões esbranquiçadas e avermelhadas na boca podem se transformar em tumores. O estudo das moléculas alteradas dessas lesões ajuda a prever com maior precisão quem poderá desenvolver câncer de boca. Esta análise ajuda a prevenir e detectar possíveis tumores precocemente.

Uso de quimioterapia

· Estudos têm mostrado os benefícios do emprego da quimioterapia antes da combinação de radioterapia e quimioterapia em tumores avançados de nasofaringe, com aumento de sobrevida e diminuição de metástases.

· Nos casos de câncer de intestino, a quimioterapia neoadjuvante contribui para uma cirurgia mais bem-sucedida e com diminuição de possíveis complicações pós-operatórias.

Tabagismo diminui chances de cura e sobrevida em paciente com câncer de cabeça e pescoço

· Estudos mostram que pacientes com câncer de cabeça e pescoço no início do tratamento oncológico precisam parar de fumar. As chances de cura e sobrevida são menores se os pacientes continuarem fumando durante o tratamento.

Melhor qualidade de vida para pacientes oncológicos

· Um do enfoques do congresso foi a discussão de como oferecer a todos os pacientes a melhor opção terapêutica para garantir melhor qualidade de vida e de sobrevida dos pacientes em tratamento oncológico.

Medicina acessível por meio da tecnologia

· Novos aplicativos e o uso de inteligência artificial para o controle da dor têm diminuído o número de internação por este motivo e melhorado o cuidado com o paciente. A telemedicina foi outro tema discutido no congresso, mostrando que exames realizados à distância podem ter o mesmo resultado dos exames realizados em hospital: um técnico acompanha o paciente enquanto um médico experiente vê as imagens do exame em tempo real.

Combinação de terapias para o tratamento oncológico

· Pesquisas científicas mostram que a combinação de quimioterapia e radioterapia otimizam o tratamento para um subtipo de câncer do endométrio. Estudos clínicos apontam também que a associação de imunoterapia e quimioterapia apresentam boa resposta no tratamento de tumores de ovários. O uso concomitante de quimioterapia e radioterapia tem sido mais eficiente no tratamento de câncer de colo de útero.

· No caso do câncer geniturinário não-próstata, a associação de drogas para o tratamento dos tumores renais com característica sarcomatóides (câncer considerado agressivo) gerou um aumento de sobrevida global e ganhos de taxa de resposta ao tratamento. Essa opção terapêutica se apresenta como uma das melhores opções de cuidado para pacientes com tumores com características sarcomatóides.

· Estudos mostram que a imunoterapia e a combinação de algumas drogas aumentam da taxa de resposta completa no tratamento do câncer de rim.

· A associação de radioterapia com hormonoterapia tem reduzido o risco de progressão do câncer de próstata.

· A terapia-alvo é uma das estratégias promissoras no tratamento de câncer de pulmão. A combinação de drogas e quimioterapia tem aumentado a taxa de sobrevida.

Prevenção

· Um dos principais meios de prevenção do câncer de colo de útero é a vacina HPV.

· No caso do câncer de mama, a mudança do estilo de vida está associada à prevenção da doença. É fundamental ter uma alimentação saudável, perder peso e praticar atividade física.

Você pode conferir todos esses vídeos nas mídias sociais (#BPnaAsco19) e na plataforma Crescer Juntos da BP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar