Brasil, 17 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Uso consciente de antibiótico: entenda as diferenças entre as infecções e quando usar esse tipo de medicamento

Você sabia que nem toda infecção precisa de antibiótico? No Brasil, vivemos a "cultura do antibiótico", na qual pacientes esperam receber o medicamento e médicos banalizam sua prescrição. No entanto, febres, resfriados e gripes, por exemplo, não indicam necessariamente o seu uso.

“O corpo humano carrega trilhões de bactérias e, ao longo da vida, teremos contato com outros milhares de vírus. Felizmente, a maioria desses micro-organismos não nos traz qualquer problema, entretanto, alguns deles podem comprometer seriamente nossa saúde.”, explica Dra. Rosana Richtmann, infectologista da CCIH do Instituto de Infectologia Emilio Ribas.

Infecções são situações comuns no dia a dia, portanto é importante entender como ocorrem e quais os sintomas e tratamentos corretos. Podemos dividi-las entre virais e bacterianas. As infecções virais são causadas por vírus e, geralmente, a melhora costuma ser espontânea, em algumas semanas, sem necessidade de tratamento específico. Já as bacterianas são causadas por bactérias, que geralmente precisam de tratamento específico.

“No caso de doenças causadas por bactérias, o tratamento é feito com antibióticos. Como há diferentes tipos de bactérias que ocasionam os mais diversos tipos de infecções, o ideal é que seja feita uma avaliação médica prévia para identificar qual tipo de micro-organismo está causando a infecção para, então, indicar a medicação adequada e ter um resultado efetivo. Vale lembrar que o tempo de tratamento dependerá da doença, da gravidade e do medicamento utilizado e todas essas questões são determinadas pelo profissional de saúde.”, esclarece Dra. Rosana Richtmann.

Em contrapartida, o uso indiscriminado de antibióticos por instituições de saúde e pela população é um fator que contribui para a disseminação da resistência bacteriana[1]. O uso de antibióticos, por mais apropriado que seja, contribui para o desenvolvimento da resistência a esse tipo de medicamento, mas o uso desnecessário e excessivo desses fármacos torna-a pior. A administração correta de antibióticos eficazes, somada a um programa abrangente de controle das infecções, tem mostrado limitar a ocorrência e a transmissão de bactérias resistentes a antibióticos.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou a resistência bacteriana como a 5ª ameaça à saúde global[2]. É urgente quebrarmos os estigmas da cultura do antibiótico e munirmos o paciente de informações e argumentos para ele entender que não prescrever antibióticos trará benefícios no curto e no longo prazos”, finaliza Dra. Richtmann.

Sobre a MSD

Há mais de um século, a MSD, uma das líderes globais do ramo biofarmacêutico, cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. MSD é o nome pelo qual é conhecida a Merck & Co. Inc. fora dos Estados Unidos e do Canadá, que está sediada em Kenilworth (New Jersey, EUA). Por meio de nossos medicamentos de prescrição, vacinas, terapias biológicas e produtos de saúde animal, trabalhamos com clientes em mais de 140 países para oferecer soluções de saúde inovadoras. Também demonstramos nosso compromisso de melhorar o acesso aos cuidados de saúde por meio de políticas, programas e parcerias de longo alcance. Hoje em dia, a MSD continua na linha de frente da área de pesquisa a fim de avançar na prevenção e no tratamento de doenças que ameaçam pessoas e comunidades ao redor do mundo – inclusive câncer, doenças cardiometabólicas, doenças emergentes de animais, Alzheimer e doenças infecciosas como HIV e Ebola. Para mais informações, acesse www.msd.com e nos siga no Twitter.

Sobre a MSD no Brasil

Presente no Brasil desde 1952, a MSD conta com mais de 1,5 mil funcionários no país, nas divisões de saúde humana, saúde animal e pesquisa clínica. Para mais informações, acesse www.msdonline.com.br.

[1] Portal Fio Cruz. Acesso em 29/06//2019. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/cartilha-alerta-para-os-riscos-da-resistencia-aos-antibioticos.

[2] ONUBR – OMS define 10 prioridades de saúde para 2019: https://nacoesunidas.org/oms-define-10-prioridades-de-saude-para-2019/amp/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS