Brasil,

Estratégias de intervenção para adesão ao tratamento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcia Britto
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O assunto será um tema de um dos debates no 1º Juntos pela Hemofilia, organizado pela Federação Brasileira de Hemofilia

“A adesão é reconhecida como um problema de saúde pública mundial, particularmente importante no tratamento de doenças crônicas. A não-adesão ao tratamento afeta todos os níveis da população. O manejo de doenças crônicas requer adaptação psicológica e educação continuada tanto das pessoas, quanto das equipes tratadoras”, aponta a enfermeira da Unidade de Hemofilia do Hemocentro da Unicamp, Andrea de Almeida Sambo.

No caso da hemofilia o tratamento é ensinado pelas enfermeiras para as mães de crianças que convivem com a doença. Depois, as próprias crianças são treinadas, sempre com o objetivo de que o tratamento seja continuado. Além disso, é compromisso do paciente retirar o medicamento nos postos de saúde e aplica-lo na frequência adequada.

Conforme Andrea de Almeida, é possível encontrar diferentes descrições de intervenções para melhorar a adesão ao tratamento, porém a maioria delas parece falhar em seus objetivos. “Visualizar que o grau de não-adesão permaneceu inalterado nas últimas décadas, nos faz analisar o fato de que a maioria das intervenções associadas a melhorias na adesão, não estão associadas a melhorias em outros resultados”.

Nos últimos anos, o conceito de adesão tem ganhado uma certa popularidade, já que implica em uma interação mais mútua e dinâmica entre pacientes e profissionais da saúde. “Acreditamos que para aumentar a adesão, uma das principais e mais eficazes estratégias ainda seja o envolvimento ativo do paciente com os profissionais de saúde por meio de uma boa comunicação”.

O assunto Estratégias de intervenção para adesão ao tratamento será detalhado na apresentação de Andrea de Almeida Sambo, na Mesa 3, do evento, das 15h45 às 17h15.

1º JUNTOS PELA HEMOFILIA

O evento, que tem o apoio da Casa Hunter, terá apresentação de temas da atualidade:

· Cenário da hemofilia e doenças raras no Brasil;

· Evolução do tratamento da hemofilia e perspectivas futuras;

· Introdução de novas terapias no SUS;

· Pesquisa Clínica no Brasil;

· Papel da Hemorrede no tratamento das coagulopatias;

· Acesso ao diagnóstico e tratamento e,

· Aspectos relacionados a convivência com a hemofilia e adesão ao tratamento.

As apresentações serão conduzidas por especialistas, estando presentes os membros das associações de pacientes filiadas a FBH, profissionais da saúde dos centros de tratamento de hemofilia, representantes do MS, CGSH, ANVISA, CONITEC, SCTIE, CONEP, ABHH, autoridades públicas, pacientes, familiares, entre outros.

Serviço - 1º JUNTOS PELA HEMOFILIA -
Realização: FBH - Federação Brasileira de Hemofilia
Dia 24 de junho - das 8h30 às 18h00
Local: WTC Eventos - Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo - São Paulo - SP
Inscrições pelo site: https://www.eventbrite.com.br/e/io-juntos-pela-hemofilia-da-federacao-brasileira-de-hemofilia-tickets-61989368871

FBH - Federação Brasileira de Hemofilia
Criada em 1976 para advogar pelo tratamento e qualidade de vida das pessoas com hemofilia, von Willebrand e outras coagulopatias hereditárias. É filiada a FMH - Federação Mundial de Hemofilia - e tem 25 associações estaduais filiadas de todo o Brasil.

http://www.hemofiliabrasil.org.br
Facebook: @hemofilia | Instagram: @federacaobrasileiradehemofilia


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar