Leite humano é uma intervenção que “salva a vidas de bebês” com doença cardíaca congênita

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Márcia Wirth
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Os profissionais de saúde devem ajudar as mães de crianças com a doença a atingir suas metas pessoais de amamentação

Com um risco menor de complicações sérias e melhores resultados de alimentação e crescimento, o leite materno é fortemente indicado como a melhor dieta para bebês com a doença cardíaca congênita (DCC), de acordo com uma metanálise publicada no Advances in Neonatal Care.

Para chegar a essa conclusão, a equipe de pesquisadores revisou e analisou seis estudos sobre os benefícios do leite humano e da amamentação para crianças com DCC. E a conclusão da metanálise é contundente: "devido à evidência avassaladora de melhores resultados relacionados ao consumo de leite materno pelos bebês gravemente doentes, o leite humano deve ser considerado como uma intervenção médica para crianças com DCC".

A cardiopatia é a categoria mais comum de defeitos congênitos diagnosticada em cerca de 1 em cada 1.000 recém-nascidos e bebês a cada ano. Mas enquanto os benefícios do leite materno para bebês prematuros e saudáveis ​​estão bem documentados, havia dados limitados sobre o seu papel na melhoria dos desfechos para crianças com DCC. Os pesquisadores, então, examinaram evidências sobre os benefícios do leite humano para crianças com DCC e descobriram que:

- A enterocolite necrosante (ECN) é uma complicação grave na qual há danos aos intestinos. Com base em estudos que mostram que uma dieta exclusivamente baseada em leite materno pode reduzir a incidência de ECN em bebês prematuros, a mesma recomendação se aplica a bebês com DCC;
- O quilotórax é uma complicação rara da cirurgia torácica caracterizada pela drenagem anormal do fluido linfático ao redor dos pulmões, com risco de resultados adversos graves. Estudos demonstraram que o desnatamento da gordura do próprio leite da mãe permite que as crianças continuem recebendo uma dieta com leite humano durante o tratamento do quilotórax;
- Bebês com doença coronariana também estão em risco de dificuldades de alimentação, levando a um crescimento inadequado e pouco ganho de peso. Estudos mostram que uma dieta de leite humano pode melhorar o ganho de peso em bebês com doenças cardíacas. Mas, devido a outras preocupações urgentes nesses bebês em estado crítico, o aleitamento materno ou abordagens alternativas a ele, como o fornecimento de leite humano, muitas vezes, não são vistos como uma prioridade.

“O leite humano é importante para proteger a criança com doença coronariana de infecções, diminuir o risco de ECN, melhorar a tolerância à alimentação e proteger o cérebro da criança, melhorando os resultados do desenvolvimento. Com base nas evidências do estudo, os autores acreditam que os profissionais de saúde têm o dever ético de ajudar as famílias a tomar uma decisão informada sobre a alimentação de seus bebês com DCC”, afirma o pediatra e homeopata, Moises Chencinski.

Os autores do estudo também listam ações para promover e proteger a alimentação com leite materno e a amamentação dos bebês com doença coronariana. As recomendações incluem medidas para garantir o início e a manutenção do suprimento de leite materno, seja amamentando ou bombeando o leite da mãe. Se necessário, é recomendado o uso de leite humano dos bancos de leite. Outras medidas incluem a garantia de contato pele a pele, assim que possível, após o nascimento, e a rede de apoio à mãe que amamenta.

Acesse a nossa playlist sobre aleitamento materno: http://twixar.me/kGdn

CONTATO:
Site: http://www.drmoises.com.br