FUJIFILM apresenta soluções inovadoras na Hospitalar 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marilia Pontes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Visitantes podem conhecer equipamentos e sistemas de última geração para as áreas de radiologia, ultrassonografia e sistema de gerenciamento de imagem. Destaque para o lançamento do FDR Nano, solução móvel de raios X digital

A FUJIFILM, empresa líder mundial no desenvolvimento de soluções para o diagnóstico de imagens, está apresentando diversos produtos inovadores para o mercado de saúde durante a Hospitalar 2019, um dos mais importantes eventos do setor, que acontece até 24 de maio, das 11h às 20 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Entre as inovações apresentadas estão o FDR Nano, um raios X digital móvel, o cassete DR – FDR D-EVO II, os sistemas da linha Synapse para a área médica, a FUJIFILM SonoSite, que reúne soluções de ultrassom, o equipamento de endoscopia ELUXEO™7000, capaz de identificar anomalias, e a tecnologia REiLI – sistema de Inteligência Artificial (IA).

“A Hospitalar é um dos principais encontros dos profissionais do mercado de saúde no Brasil e um evento altamente qualificado, com discussões relevantes sobre desafios, tendências e novas tecnologias. Por isso, consideramos estratégico participar deste evento apresentando e demonstrando as inovações mais recentes da companhia”, afirma Eduardo Tugas, diretor da divisão médica da FUJIFILM.

Entre os destaques da companhia neste ano está o lançamento do FDR NANO, solução móvel de raios X digital. Com tecnologias exclusivas, oferece mais agilidade e eficiência tanto no transporte quanto no manuseio. Conta com uma estrutura ultraleve (90kg, redução de 80% em comparação aos tradicionais), quatro rodízios que deslizam em qualquer direção e giram no próprio eixo, ideal para leitos e point-of-care.

É um equipamento que possui exclusivo revestimento antibacteriano Hydro AG da FUJIFILM, utilizado para proteção reforçada contra proliferação de germes e bactérias, sendo 100 vezes mais eficaz que os revestimentos tradicionais. Tem ainda uma superfície lisa e sem cabos aparentes, o que facilita a limpeza. As baterias utilizadas são de lítio, que podem durar até 12 horas. “Esta solução promete mudar o conceito das soluções móveis de raios x digitais no mercado, pois é um equipamento ágil e eficiente. Aos radiologistas, oferece uma qualidade de imagem nunca antes alcançada em exames de leito”, diz Tugas.

O FDR Nano também utiliza o Cassete DR – FDR D-EVO II, outra inovação da companhia que estará exposta em seu stand durante o evento. É considerado o mais leve do mercado, com 2,6 kg, e suporta até 300 kg, proporcionando facilidade no manuseio e no fluxo de trabalho. Conta com a tecnologia ISS (Irradiation Side Sampling), que oferece imagens de alta nitidez com baixas doses de radiação e também imagens com alto contraste em exames de leito, graças ao exclusivo software de processamento inteligente Virtual Grid, que simula o uso de grade difusora, eliminando o efeito da radiação secundária. Com a tecnologia Smart Switch, a detecção da exposição é feita automaticamente, dispensando qualquer conexão cabeada com o gerador dos raios X. Sua placa equipada com memória interna permite armazenamento de até 100 imagens. É à prova d´água e também apresenta o exclusivo revestimento Hydro AG. O circuito de redução de ruído Fujifilm melhora ainda a sensibilidade em regiões de baixa densidade, como coração e mediastino.

A linha SonoSite, portfólio de equipamentos de ultrassom altamente avançado também está sendo demonstrada durante o evento. São eles: SonoSite SII, SonoSite Edge II, SonoSite M Turbo. O SonoSite SII é adequado para ambientes com pouco espaço e grande movimentação e possui a opção de carrinho com uma gaveta de armazenamento extra. Tem uma interface simples, intuitiva e inteligente, que se adapta às necessidades de imagem, por meio de uma tela touchscreen capacitiva que se apresenta delineada com o menu apropriado de acordo com a função atual do sistema. Faz intercâmbio rápido entre os tipos de exames com conector de transdutor duplo embutido. Já o SonoSite Edge II, foi projetado para ser utilizado nos ambientes mais exigentes. Seu teclado selado até as bordas, com perfil plano de teclas e tecnologia snap-dome proporciona facilidade excepcional para limpeza e feedback tátil imediato. A evolução do sistema SonoSite Edge II também traz uma nova tela de vidro sem margens e película antirreflexo para ajustes mínimos durante a visualização, além de um pacote de cálculos cardíacos mais completos.

Os ultrassons portáteis SonoSite SII e SonoSite Edge II tem certificação da ANVISA. Ambos possuem o recurso DirectClear™, uma nova tecnologia patenteada que está disponível nos transdutores mais acionados nos ambientes point-of-care, que eleva o desempenho do transdutor, aumentando a penetração e a resolução de contraste.

Outro equipamento da linha é o ultrassom SonoSite M-Turbo, que oferece uma excelente qualidade de imagem, com alta resolução de contraste e claro delineamento de tecido. Permite a visualização de detalhes, melhorando a capacidade de diferenciar estruturas, vasos e patologia. É indicado para imagem abdominal, nervo, vascular, cardíaco, acesso venoso, pélvico e superficial.

Além dos equipamentos, a FUJIFILM apresenta também o portfólio completo de softwares de gerenciamento de imagens, que auxiliam o departamento de radiologia, o médico solicitante e os pacientes, facilitando o acesso às informações e melhorando o fluxo de trabalho, desempenho e produtividade. Trata-se da Linha Synapse. Entre as soluções apresentadas estão: Synapse 3D, Synapse VNA, Synapse 5 e Synapse Web Portal.

O Synapse 3D é um sistema de digitalização avançado que fornece ao clínico todas as aplicações 3D necessárias para alcançar um diagnóstico mais rápido e preciso. O sistema permite que as imagens armazenadas sejam acessadas por meio de dispositivos móveis e compartilhadas com profissionais de outras unidades hospitalares. Outro destaque é o Synapse VNA, que gerencia em um único visualizador todas as informações do paciente, imagens DICOM e não DICOM, integradas aos sistemas específicos de cada departamento. Por operar em ambiente de nuvem, esta solução proporciona uma redução significativa de custos de hardware e facilita o acesso dos médicos aos resultados dos exames do paciente em um único visualizador.

Outra inovação da tecnologia PACS (Picture Archiving and Communication System) é o Synapse 5. Com arquitetura avançada e maior velocidade, utiliza menos banda larga, tem segurança reforçada e conta com fluxo de trabalho aprimorado, o que a torna uma solução completa para gestão de imagens e dados. Outra novidade da linha é o Synapse Web Portal, plataforma que disponibiliza exames radiológicos online.

A FUJIFILM também está mostrando o equipamento high end de endoscopia ELUXEO™7000, que tem como objetivo aumentar a taxa de detecção de lesões precoces, como cânceres, auxiliando e permitindo identificar lesões, que passariam despercebidas em endoscópios tradicionais. As imagens captadas em altíssima definição, 1080p – Full HD, de magnificação óptica 145x, é inédito na endoscopia e permite imagens próximas às microscópicas, com previsão do tipo histológico da lesão, ou seja, do conjunto celular da lesão. Possui também um sistema ecológico com a fonte Multi Light de quatro Leds, que proporciona baixo consumo de energia.

Como tendência, a FUJIFILM apresenta no evento a tecnologia REiLI – sistema de Inteligência Artificial (IA), que identifica nas imagens anormalidades, dando parecer técnico, como uma notificação, auxiliando a análise do radiologista e consequentemente do médico. “A Fujifilm tem desenvolvido e aprimorado tecnologia de ponta em processamento de imagens nos últimos 70 anos. Para acelerar o desenvolvimento de IA, a companhia abriu um novo centro de excelência para pesquisa, no qual foi desenvolvido o REiLI, que irá conduzir os novos fluxos de diagnóstico. Esta inovação trará muita contribuição para a antecipação de diagnósticos com anomalias, as quais poderão ser tratadas com mais agilidade, salvando vidas”, enfatiza Tugas.