Brasil,

Influenciadores de mídia social inspiram crianças a comer junk food

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Márcia Wirth
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Influenciadores da mídia social promovem o consumo de junk food e de calorias não saudáveis, sugere um novo estudo

A publicidade voltada para crianças está ligada há muito tempo a um risco maior de escolhas alimentares pouco saudáveis, além de pressionar os pais para que comprem alimentos mais processados, mais açucarados e com mais calorias. Estudos também sugerem que as crianças podem ser facilmente influenciadas a comer junk food por celebridades e personagens de desenhos animados. Menos claro, no entanto, era como os hábitos alimentares infantis poderiam ser afetados por influenciadores de mídias sociais.

Mas um estudo atual, publicado no Pediatrics, por pesquisadores do Reino Unido recrutou 176 crianças, com idades entre 9 e 11 anos, e mostrou a elas perfis do Instagram de dois dos mais populares produtores de vídeos do YouTube para sua faixa etária. As crianças também foram expostas, aleatoriamente, a três tipos de perfis no Instagram: um de marketing de alimentos saudáveis, um sobre promoções de junk food e outro não relacionado a alimentos.

Depois que as crianças viram os perfis do Instagram, os pesquisadores serviram quatro lanches – balinha de goma de gelatina, biscoitos de chocolate, cenouras e uvas brancas sem sementes – e as deixaram comer o quanto quisessem por dez minutos. Nenhum desses alimentos eram os mesmos itens que as crianças viram no Instagram.

Em média, as crianças que viram promoções de junk food consumiram 448 calorias, em comparação com 389 calorias das que viram os posts de marketing de alimentos saudáveis ​​e 357 calorias daquelas que não viram nenhuma promoção de alimentos, segundo o estudo.

Todas as crianças comeram muito mais doces do que cenouras ou uvas, mas as crianças que viram as promoções de junk food consumiram mais doces do que as outras: uma média de 385 calorias comparadas com 320 das crianças que viram os posts de alimentos saudáveis ​​e 292 calorias daquelas que não viram promoções de comida.

“As crianças olham para as mídias sociais em busca de modelos e tendem a imitar o comportamento dos personagens que admiram. Ao contrário dos adultos, elas são mais impulsivas e menos motivadas a resistir ao marketing de alimentos, já que não são movidas por metas de saúde de longo prazo”, afirma o pediatra e homeopata, Moises Chencinski.

Uma das estrelas do YouTube mostradas às crianças no estudo era uma mulher de 26 anos com cerca de 12,1 milhões de inscritos em seu canal; a outra, era um homem de 23 anos com cerca de 4,1 milhões de assinantes.

“Os resultados oferecem novas evidências de como as mídias sociais podem impactar negativamente os hábitos alimentares das crianças. Já sabíamos que as empresas de alimentos investem muito dinheiro contratando influenciadores para aumentar sua popularidade nas redes sociais. Mas este é o primeiro estudo a mostrar que esse tipo de marketing aumenta o consumo infantil de junk food. É preciso pesar riscos e benefícios de tais práticas”, destaca Chencinski.

Acesse a nossa playlist sobre obesidade infantil: http://twixar.me/Dhdn


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar