Brasil,

Roupas suadas, exercícios físicos e cabelos soltos podem causar ‘acne mecânica’ na pele

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Roupas suadas, exercícios físicos e cabelos soltos podem causar ‘acne mecânica’ na pele

Dermatologista explica como prevenir e tratar erupções acneiformes, comumente chamada de ‘acne mecânica’, que surgem na pele devido ao atrito, fricção ou retenção do suor

É muito comum que pacientes visitem os consultórios de dermatologia com a reclamação do aparecimento de acne em áreas como coxas e costas, que surgem após a fricção da pele tanto com a roupa quanto com a própria pele. Porém, segundo a Dra. Claudia Marçal, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, estas alterações, na maioria dos casos, não são realmente acne. “Caracterizadas por pápulas e pústulas inflamatórias que podem evoluir para nódulos e cistos, estas alterações na pele conhecidas popularmente como acne mecânica são, na verdade, erupções acneiformes (como cravos, espinhas e foliculite), que surgem em áreas de atrito ou pressão, independentemente de o paciente possuir ou não predisposição ao desenvolvimento de acne”, explica a dermatologista. Como não há, no entanto, infecção pela bactéria P. Acnes, essa alteração não deve ser tratada como acne comum.

Geralmente atingindo áreas onde há uma maior concentração de glândulas sebáceas, como as costas e os seios, mas podendo surgir em qualquer parte do corpo, estas alterações podem ser causadas pelos mais diversos fatores, sendo o principal deles o atrito entre a pele suada e a roupa ou então entre a própria pele, como é o caso da região interna das coxas. Sendo assim, é muito comum que estas erupções acneiformes ocorram após a realização de uma atividade física muito intensa. “Certos tipos de tecidos, principalmente os sintéticos, também podem causar estas alterações. Tecidos como lã, elastano e nylon, muito utilizados em roupas de frio, e poliéster, comum em trajes esportivos, estão entre os principais culpados. Isso por que estes tipos de tecidos promovem uma fricção maior com a pele e impedem que ela respire adequadamente, provocando superaquecimento e retenção do suor”, destaca a médica.

Porém, a fricção da pele com as roupas e com a própria pele não são as únicas causas destas alterações. Segundo a especialista, outra causa comum do problema tem relação com os cabelos. “Pessoas com cabelo comprido tendem a apresentar estas erupções acneiformes nas costas, pois quando o cabelo está solto, além do atrito que estimula as glândulas sebáceas a inflamarem, os produtos presentes nos fios podem causar o entupimento dos poros na região levando, consequentemente, a formação destas alterações”, alerta. Além disso, o surgimento da condição também está relacionado a condições como permanecer encostado por muito tempo em um assento ou cama.

Mas existem alguns cuidados que podem ser tomados para prevenir o surgimento destas alterações. Por exemplo, é importante evitar o uso de calças muito justas e roupas de tecidos que retêm o suor, pois isso acaba dificultando que a pele respire de maneira adequada. Além disso, nunca tente espremer a inflamação, senão a situação pode acabar agravando-se. “Para evitar o surgimento destas erupções acneiformes, prefira sempre roupas de algodão, produtos menos pesados e oleosos e realize semanalmente uma esfoliação corporal, Se seu cabelo for muito comprido, é importante também mantê-lo preso quando estiver com as costas exposta e higienizá-lo sempre para evitar que os restos de produtos acabem entupindo os poros da região”, afirma a dermatologista. “Após a atividade física, é fundamental que você remova a roupa suada o quanto antes, pois, como citado, utilizar a roupa dos exercícios por muito tempo impede que a pele respire, entupindo os poros e promovendo a formação dessas alterações.”

Já com relação aos tratamentos, o uso de antibióticos e cosméticos secativos, como os usados para tratar outros tipos de acne, não são eficazes. Dessa forma, para acabar com as erupções acneiformes causadas pelo atrito e retenção do suor, recomenda-se a realização de extração feita por um profissional especializado. “Em alguns casos podem ser utilizados também sabonetes antissépticos e cosméticos calmantes para tratar estas lesões. Porém, se você notar o surgimento destas erupções acneiformes, não tente resolvê-las com receitas caseiras que circulam pela internet. O mais importante é que você consulte um dermatologista. Apenas ele poderá realizar uma avaliação e dar as melhores recomendações para o seu caso”, finaliza a Dra. Claudia Marçal.

Fonte: DRA. CLAUDIA MARÇAL - É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar