Logo
Imprimir esta página

Quando o bebê deve começar a andar?

Por David Nordon*

Não há uma idade pré-determinada para que o bebê comece a andar, porém há formas de estimulá-lo a dar os primeiros passos. O mais importante é os pais saberem que não existe uma idade exata, e sim um período indicado. O ideal é que a criança comece a dar os primeiros passos entre 10 e 15 meses de vida, com uma certa tolerância até os 18 meses.

Não é indicado aos pais fazer comparações entre o tempo de uma criança com o de outra, sejam irmãos, primos ou amiguinhos. Cada um tem o seu tempo e a demora de um não significa problema neurológico e tampouco falta de estímulo.

Como forma de impulsionar o bebê para tal, deixe que a criança, enquanto engatinha, explore tudo o que a curiosidade dela deseja. É bacana deixá-la descobrir caminhos, objetos, tanto com as mãos quanto com os pés. Claro, sempre sob a supervisão dos pais. Outra dica é colocar um brinquedo a uma distância para incentivá-lo a ir até ele. Além disso, dar as duas mãos para o bebê e ir caminhando com ele acaba sendo uma atividade divertida que o motiva a andar. Depois, é interessante, com cuidado, tentar soltar uma das mãos para ver como ele se equilibra.

O ideal é deixar a criança descalça, pois assim ela sente melhor o solo, o que lhe dá maior percepção e segurança. É salutar também que tenham superfícies de apoio, para que possam se sustentar e se levantar, saindo do chão, com objetos que aticem sua curiosidade acima do solo. Eles geralmente começam a andar ficando em pé, andando de lado e, por fim, dando pequenos passos de um móvel a outro.

Geralmente os pais sentem um misto de alegria e medo ao verem seus pequenos começarem a andar. Um conselho importante é tentar evitar ao máximo se mostrar aflito, algo que pode passar para eles insegurança, apesar de ficar de olho e ampará-los quando houver necessidade, não se deve demonstrar medo. É importante ficarem atentos a quinas, escadas, superfícies escorregadias, entre outros, para que a criança não se machuque. É uma fase deliciosa que deve ser curtida muito, tanto pelos pais como pelos filhos.

Por fim, mas não menos importante, chamo atenção em relação ao andador, já que a maioria dos pais me pergunta a respeito. O acessório, ao contrário do que se pensa, não estimula a criança a andar, pelo contrário, ele pode retardar a atividade muscular da criança, que fica pendurada, sem mexer a perna ou as articulações. Além de não contribuir para que a criança caminhe mais rapidamente, o equipamento pode atrapalhar o desenvolvimento motor do bebê, bem como ser responsável por acidentes e traumas graves. Há, inclusive, projetos de lei prevendo que a fabricação e a comercialização dos andadores sejam proibidas no Brasil, algo que já ocorre em alguns países.

*David Nordon é médico ortopedista pediátrico pelo HC FMUSP - Preceptor de ortopedia Pediátrica da PUCSP e Preceptor de ortopedia do HESAP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto