Brasil,

Tratamento ortodôntico infantil vai além de alinhar os dentes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mônica
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Mastigação e respiração estão entre as funções que podem ser aprimoradas pelo uso de aparelho dentário na infância

O tratamento ortodôntico na infância normalmente é associado à correção do alinhamento dos dentes. Algumas crianças têm os dentes apinhados ou tortinhos, por exemplo, o que compromete tanto a estética quanto a funcionalidade. No entanto, o uso de aparelhos ortodônticos e ortopédicos podem ser extremamente útil para melhorar funções que, aparentemente, não estariam diretamente relacionadas à dentição.

Mastigação

A ortodontista Fernanda Baboni explica que um dos benefícios que o aparelho pode proporcionar para algumas crianças diz respeito à mastigação. “A digestão dos alimentos começa na boca e quando a mordida está errada, de alguma forma, esse processo é comprometido”.

A especialista explica que quando a criança tem algum desses problemas, ela pode não conseguir triturar os alimentos corretamente, pode mastigar somente de um dos lados, ou até sentir dores. “Quando a mastigação não acontece corretamente, os pequenos podem ter outros problemas como dores de estômago, má digestão e até mesmo disfunção nutricional. As vezes, os pais nem sabem que alguns problemas de saúde podem estar relacionada a um problema ortodôntico”.

Fala e dicção

Ainda há um senso comum de que o uso de determinados tipos de aparelhos dificultam a dicção da criança, podendo até ser motivo de constrangimento na escola. Mas a verdade é justamente o contrário. “Dentes mal posicionados, apinhados ou tortos e desequilíbrio esqueléticos (ossos da face) podem causar transtornos na fala, já que eles influenciam nas funções do chamado sistema estomatognático, formado pelos dentes, músculos, ossos e outros componentes que interferem na articulação das palavras”.

A ortodontista também ressalta que os dentes fornecem apoio para a língua para proporcionar a dicção correta. Se eles estiverem mal posicionados, a criança terá dificuldades de se comunicar por esse motivo, pois não conseguirá pronunciar as palavras da forma adequada. “Isso faz com que esse paciente tenha dificuldades para se expressar e pode até prejudicar o convívio social. Por isso, a avaliação de um ortodontista é essencial para verificar se o uso do aparelho é viável para melhorar essa questão”, comenta. O contrário também é verdade, pois a posição da língua também pode interferir no posicionamento dos dentes. Por isso muitas vezes um trabalho em conjunto com um fonoaudiólogo é imprescindível.

Respiração

A respiração bucal também pode ter influência nos ossos da face. Esse hábito pode provocar mal hálito, além de favorecer doenças respiratórias, como a bronquite e a rinite. A boca não tem a mesma capacidade de filtrar, aquecer e umedecer o ar, preparando-o para chegar até a traqueia, como o nariz. “Geralmente, usamos aparelhos ortopédicos para expandir a maxila e corrigir o posicionamento ósseo em caso de mordida cruzada posterior, o que favorece a respiração”.

Além disso, a criança que já tem instituído o hábito de respirar pela boca pode ter más oclusões como consequência disso, ou seja, alterações maléficas na posição dos dentes e ossos da face como um todo. Nesse tipo de caso, o aparelho vem como uma forma de corrigir esse problema, que pode exigir um tratamento multidisciplinar dependendo da severidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar