Logo
Imprimir esta página

Silencioso, o glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível

Comemorado em 26 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma alerta sobre a doença ocular que já atinge 1 milhão de brasileiros

Imagine uma redução progressiva do campo visual, chegando até a cegueira irreversível. Isso pode acontecer em uma pessoa que não seja diagnosticada na fase inicial do glaucoma. O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado em 26 de maio, é fundamental para conscientizar a população sobre os riscos dessa doença ocular, que atinge aproximadamente 1 milhão de brasileiros, acima dos 40 anos, e 65 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O sócio fundador e oftalmologista da Unilaser Marcos Alonso Garcia explica que, na fase inicial da doença, o paciente geralmente não demonstra nenhum sintoma. Por isso, é importante que sejam realizados exames específicos nos grupos de maior prevalência, como os indivíduos com antecedentes familiares de glaucoma, maiores de 50 anos, afrodescendentes ou asiáticos. Para se ter uma ideia, filhos de portadores de glaucoma têm de 6 a 10 vezes mais chance de desenvolver a doença.

Sobre a idade em que o glaucoma se manifesta, ele explica que é mais comum a partir dos 40 anos, mas que em algumas situações também pode acontecer antes, como em casos de glaucoma congênito, que chega a ocorrer em recém-nascidos. O diabetes também pode oferecer maior risco de desenvolvimento da doença.

O glaucoma pode ser classificado em três categorias: crônica, congênita e aguda. Nas pessoas com a fase crônica, os sintomas só aparecem num estágio avançado e se caracterizam com perda de visão periférica e o tratamento pode ser feito com colírios e controle da pressão ocular.

Já para quem tem glaucoma congênito, elas apresentam lacrimejamento ativo, fotofobia e olhos desproporcionalmente grandes. O tratamento é cirúrgico e deve ser precoce. Em casos de glaucoma agudo, o paciente pode apresentar dor intensa, náuseas, vômitos e olhos vermelhos. Para tratar, por vezes é necessário internação para tratamento clínico com medicação endovenosa, laserterapia e até tratamento cirúrgico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto