Brasil,

Campanha pela conscientização da doença celíaca acontece neste mês e iluminará o Cristo Redentor

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Brandão
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Maio Verde acontece no Brasil e em Portugal e trará marco na história da doença com a iluminação do monumento

Com o objetivo de informar sobre o impacto da condição celíaca na vida das pessoas e conscientizar sobre o universo gluten free, a campanha Maio Verde chega, em 2019, à sua segunda edição.

O projeto foi idealizado pela chefe funcional Renata Macena, portadora da doença, e pela E4, agência focada em nutrição e bem-estar. Unidos pela causa estão médicos, empresas do segmento, organizações e a comunidade celíaca.

Neste ano, a campanha acontecerá também em Portugal, através do portal Célia Celíaca, comandado pela ilustradora Eve Ferretti.

Porém, o marco para a história da doença e a luta para dar luz ao problema será a iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, no dia 20 de maio. O monumento receberá a cor verde para alertar pessoas que possam ter a doença celíaca, mas ainda não foram diagnosticadas. A ação acontece em parceria com a Acelbra-RJ (Associação dos Celíacos do Brasil). A data foi escolhida em razão do projeto de lei para criação do Dia Nacional da Doença Celíaca a ser celebrado nesta data (PL 6666/2016 Câmara dos Deputados).

“Nossa ação no Cristo Redentor tem o objetivo de dar visibilidade à condição celíaca, muitas vezes com pouca informação. Acreditamos que o resultado desta campanha será muito positivo e atingirá diversas pessoas que ainda não possuem diagnóstico da doença”, afirma Suzane Boyadjian, presidente da Acelbra-RJ.

Já para Gustavo Negrini, diretor da campanha ao lado da Chef Renata Macena, o apoio e envolvimento de todas as marcas sérias, que trazem em sua composição um alimento seguro para quem é celíaco, está sendo fundamental para essa conquista.

Sobre a doença celíaca

A DC é uma patologia autoimune que provoca inflamação crônica da mucosa do intestino delgado, causada pela ingestão de glúten, em pessoas geneticamente predispostas. Essa inflamação provoca atrofia das vilosidades intestinais, impedindo a absorção de nutrientes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença celíaca acomete 1 a 2% da população mundial, mas, no Brasil, segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) ainda não há uma estatística oficial de casos de diagnóstico.

Sua epidemiologia tem característica análoga a de um “iceberg”, ou seja, existem mais eventos não diagnosticados de forma correta, do que com diagnóstico definido adequadamente. Isso acontece devido à inespecificidade de alguns sintomas.

A doença celíaica pode se manifestar em qualquer idade. Confira os sintomas e sinais mais comuns:

- Diarreia e/ou Prisão de ventre
- Distensão abdominal
- Aftas
- Vômitos
- Dor abdominal
- Dermatite Herpetiforme
- Depressão
- Deficiência de vitaminas e minerais
- Anemia
- Fadiga Crônica
- Emagrecimento e falta de apetite
- Ganho de peso / Obesidade
- Atraso de crescimento
- Irritabilidade
- Osteoporose
- Manchas nos dentes
- Infertilidade
- Abortos de repetição
- Doenças neurológicas
- Dor de cabeça
- Neuropatia periférica
- Dor articular
- Queda de cabelo
- Confusão mental
- Menopausa precoce

Qual o tratamento?
Atualmente o único tratamento para a DC é seguir uma rigorosa dieta isenta de glúten, livre de contaminação cruzada.

Consequências da DC
Se não for diagnosticada e tratada, a doença celíaca pode matar ou levar a outras complicações, pois existem muitas doenças associadas, inclusive câncer do intestino.
Quer saber mais sobre o Maio Verde? Acompanhe os canais de comunicação: www.maioverde.com.br e www.instagram.com/maio_verde.

Campanha Maio Verde

Realização: E4 e chef Renata Macena

Apoio: Célia Celíaca
APAM – Associação Paulista de Nutrição