Brasil, 20 de Junho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

O agente transformador sob o aspecto da enfermagem

*por Enfª Cristina Leonel

A semana entre o 12 e 20 de maio é uma época especial para todo e qualquer profissional de enfermagem. Estas são as datas em que ocorreram, respectivamente, o nascimento de Florence Nightingale, em 1820, e o falecimento de Ana Néri, em 1880. Florence é considerada a mãe da enfermagem mundial, por ter servido na Guerra da Criméia e fundado uma escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, no centro de Londres, enquanto Ana foi a pioneira do ramo no Brasil, por ter servido na Guerra do Paraguai. Assim, os dias foram escolhidos para acolher a Semana da Enfermagem no país.

A enfermagem é uma profissão que, assim como muitas outras, passou por diversas melhorias ao longo dos anos. Hoje em dia chega a ser cômico lembrar dos antigos aparatos, como seringas de vidro, e até mesmo os antigos uniformes, com longas túnicas que dificultavam a movimentação. Houve, realmente, uma transformação para que chegássemos no ponto que estamos hoje. Isso não ocorreu, porém, do dia para a noite, muito pelo contrário. Foi um crescimento gradual, com descobertas diárias que foram possíveis apenas com a troca de informações e pela busca constante ao conhecimento.

É por isso que temos o dever, como enfermeiros, de nunca perder a vontade de aprender. É imperativo para todos os profissionais de nosso meio que encontremos formas de dividir e compartilhar o que aprendemos em nosso dia a dia, além de tentar saber o que nossos colegas estão aprendendo em suas rotinas, também. A Enfª Dra. Valdeniza Fogaça, consultora em trabalhos científicos, dá algumas dicas de onde buscar este conhecimento: “a mídia, a Internet e órgãos como Anvisa, Coren e Anahp, além de livros, revistas e cursos, são todas ótimas opções”, ela diz. “É preciso também buscar pesquisa de satisfação de clientes”, ela completa. É bom lembrar, inclusive, que a área da enfermagem hoje se propaga em infinitas áreas de atuação, desde a mais clássica em hospitais até a enfermagem forense, do trabalho e em terapias intensivas. Ou seja: todas estas áreas têm muito conhecimento a ser dividido e pode ajudar outros profissionais, também.

Há diversas maneiras de compartilhar o que sabemos, além de conquistar novos conhecimentos. Um dos mais importantes é a produção de artigos científicos, junto com atividades culturais, como palestras, aulas e bancas. Se possível, é importantíssimo que o enfermeiro esteja sempre em dia com as novidades do ramo científico, lendo sempre os artigos publicados nas principais publicações do ramo. Também vale a pena participar (e ministrar também, porque não) simulações e treinamentos, como aqueles com maquiagem didáticas e manequins, para aprender e ensinar novas técnicas. Finalmente, lembre-se sempre de divulgar o trabalho feito, seja em mídias tradicionais, internas ou até sociais, pois quem guarda uma informação para si não contribui em nada para o avanço da profissão no geral. A Enfermeira Ivone Regina Fernandes, do Coren-SP, diz bem: “todo o conhecimento que guardamos para nós mesmo morre conosco. Então, é preciso ser um multiplicador, aprender e ensinar”.

Enfermeiros são parte integral da equipe hospitalar e da área da saúde e, então, precisam estar em constante transformação assim como seus pares. Nas palavras da Enfª Ivone, “quando ousamos, nos libertamos”. Então, não deixemos as amarras da falta de conhecimento nos atrasar e vamos trabalhar juntos para que a área da enfermagem continue se transformando e movendo em frente.

*A Enfª Cristina Leonel é Gerente de Enfermagem no HSANP, centro hospitalar da Zona Norte de São Paulo

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::