Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sofrimento dos portadores de Epilepsia pode ser minimizado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chico Damaso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Tema em pauta no XII Congresso Paulista de Neurologia, no Guarujá

O XII Congresso Paulista de Neurologia acontece, este ano, entre 29 de maio e 1° de junho, no Sofitel Jequitimar, localizado no Guarujá. O peso de ser um dos mais importantes e tradicionais eventos da especialidade fortalece o objetivo dos organizadores e coordenadores de lapidar a excelência dos participantes.

Durante os quatro dias, o evento organizado pela Associação Paulista de Neurologia (APAN) trará diversos temas, como genética, neurointensivismo, neuro-oncologia, miopatias, neurologia do esporte e neurorreabilitação. Entre tantos, a epilepsia ganha módulo exclusivo com mais de nove horas de aulas e palestras.

Causada por uma desordem neuronal que predispõe a ocorrência de crises epiléticas, a doença afeta cerca de 0,5 a 1% da população mundial. Segundo a médica especialista em tratamento da epilepsia, dra. Cristine Cukiert, a patologia gera alterações a quem sofre tanto do ponto de vista neurobiológico quanto emocional e psicossocial.

“Ao longo do tempo, o paciente pode adquirir dificuldades de memória e passar por mudanças cognitivas importantes inerentes à ocorrência das crises e ao uso crônico dos medicamentos antiepiléticos. Emocionalmente, ele acaba tendo um risco maior de desenvolver distúrbios psiquiátricos. Devemos pensar que muitas vezes, durante a crise, o paciente não tem percepção ou interação com o meio. Isso gera certa angústia e pode levá-lo a ter ansiedade, depressão ou, até mesmo, a cometer suicídio”, pontua a neurologista.

Cristine explica que os diversos tipos da doença podem ser classificados em dois grandes eixos: as crises generalizadas e as focais. Enquanto a primeira acontece, simultaneamente, nos dois hemisférios cerebrais, a segunda tem sua origem em um determinado ponto, envolvendo apenas uma área do cérebro.

“Ao identificar que tipo de crise que o paciente tem, conseguimos saber onde ela inicia e, com isso, temos sua característica clínica. Quando falamos sobre a doença, a primeira imagem que nos vem à cabeça é o estereótipo. Porém, é preciso lembrar que nem só de convulsões vive a epilepsia”, afirma.

Responsável por ministrar a aula “Erros Comuns no Manejo de Pacientes com Epilepsia que Continuam com Crises”, a especialista conta que um dos maiores erros no tratamento é o diagnóstico incorreto: “Muitas vezes o paciente pode apresentar distúrbio de sono, crises de origem emocional e síncopes que são erroneamente diagnosticados como epilepsia. Quando isso acontece, essa pessoa não é beneficiada pela medicação e pode seguir com os sintomas, a despeito da terapia”.

Ela acrescenta que a prescrição inadequada da medicação também pode resultar em problemas no tratamento, sem controle ou melhora das crises.

“Para mim, o mais importante a ser dito é que a epilepsia não é só a crise. Ela abrange um aspecto muito maior e tem influências em todos os âmbitos da vida do paciente. O médico neurologista precisa tratar aquela pessoa como um todo e se preocupar se o remédio traz algum tipo de evento adverso que ele não possa tolerar. Ainda, é necessário checar se ele está estudando ou trabalhando e como anda a saúde emocional”, finaliza a doutora.
​​​
Aos interessados, as inscrições online vão até 22 de maio através do site da Associação Paulista de Medicina (www.apm.org.br/neurologia).

XII Congresso Paulista de Neurologia
Data: 29/05/2019 até 01/06/2019
Horário: 07:00 até 19:00
Local: Sofitel Jequitimar – Guarujá


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar