Brasil,

Tratamento dentário ortodôntico pode levar apenas um ano e meio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Sanches
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O realinhamento dos dentes por meio do uso de um aparelho ortodôntico pode levar mais tempo do que o necessário em alguns dentistas, que buscam manter seu faturamento com o serviço por mais tempo. Na Clínica Fast Odonto, de São Paulo (SP), dirigida pela Dra. Valeska Roverso Correa, o tratamento leva no máximo um ano e meio, enquanto em alguns dentistas o paciente pode ser obrigado a permanecer com o aparelho por até quatro anos. “Não há um prazo exato para que o tratamento termine. Mas, aqui na Fast Odonto, garantimos que alcançamos os resultados desejados em até um ano e meio. No mercado em geral, no entanto, existem muitos dentistas que seguram o aparelho no paciente por até três ou quatro anos, somente para garantirem sua remuneração por mais tempo. Isso destrói a boca da pessoa”, revela a Dra. Valeska.

De acordo com a profissional, no entanto, não é apenas uma questão de custos. “Acima de tudo, é uma questão de conduta do profissional. Não tem como uma pessoa ficar mais de um ano e meio de aparelho por que este aparelho atrapalha a higiene dental, causa problemas, provoca cáries e propicia o acúmulo de alimentos nos pontos em que suas partes ficam em contato direto com os dentes. Então, é desrespeitoso deixar o paciente mais tempo do que realmente deveria”, explica ela. A questão da alimentação, por exemplo, é um dos pontos que mais incomoda os pacientes. Além de provocarem cáries, alguns alimentos podem danificar partes do aparelho e descolar os braquetes (aquelas peças que ficam fixas aos dentes e seguram toda a estrutura do dispositivo). Por isso, os pacientes devem evitar comer alimentos muito duros (como nozes e avelãs), pipoca, rapadura e pé de moleque. Também devem ser evitados alimentos grudentos ou pegajosos (como chicletes), alimentos fibrosos (como manga e abacaxi), refrigerantes etc. “Enfim, a lista de restrições alimentar é extensa e quanto menos tempo o paciente tiver de utilizar o aparelho ortodôntico, melhor será sua qualidade de vida. E é isso que priorizamos aqui na Fast Odonto”, acrescenta a Dra. Valeska.

A profissional também explica que, mesmo em alguns casos nos quais os resultados demoram um pouco mais para chegar, há opções mais eficazes e honestas para atender o paciente. “No meu planejamento ortodôntico, quando eu percebo que o paciente vai demorar para resolver o problema com ortodontia, eu faço um replanejamento, usando aparelhos móveis antes de colocar o fixo na boca da pessoa, a fim de minimizar o uso do aparelho fixo, evitando danos aos dentes. Outra vantagem de instalar o aparelho ortodôntico na Clínica Fast Odonto o cliente descobre no momento da retirada: “Nós realizamos limpeza e clareamento dos dentes sem cobrar nenhuma taxa extra”, explica a Dra. Valeska.

VOCÊ SABE O QUE É ALINHAMENTO DENTÁRIO ORTODÔNTICO?

É a técnica aplicada pelos dentistas para alinhar os dentes tortos, ou fora da posição considerada ideal ou mesmo com má formação utilizando um aparelho ortodôntico ou um aparelho dentário. O uso contínuo deste dispositivo permite a correção da posição dos dentes, tornando o sorriso da pessoa mais natural e bonito. Embora o mercado odontológico ofereça hoje diversos modelos de aparelhos ortodônticos, basicamente, este dispositivo nada mais é do que um conjunto de peças ligadas entre si, que fazem pressão sobre os dentes, “empurrando” ou “puxando” os dentes na direção que o seu dentista definir. Portanto, aos poucos, com o passar do tempo, os dentes são movidos lentamente numa direção específica. À medida que os dentes se movem, o osso também modifica o seu formato, remodelando a raiz do dente na sua nova posição. Há diversos modelos de aparelhos sendo comercializados hoje em dia, como o aparelho fixo convencional e os aparelhos estéticos transparentes e invisíveis, entre tantas outras opções cada vez mais tecnológicas e fashions.

POR QUE OS DENTES FICAM TORTOS?

Segundo os especialistas, dentes tortos e problemas na “mordida” podem ter origem em fatores hereditários e também ambientais. Os fatores hereditários, muitas vezes, são responsáveis pelos grandes espaços entre os dentes e as mordidas erradas. Já o hábito de chupar o dedo e problemas nas arcadas dentárias devido a acidentes podem ser alguns dos fatores ambientais que influenciam e contribuem para o desalinhamento dos dentes.

SOBRE A DRA. VALESKA ROVERSO CORREA

A Cirurgiã-Dentista Dra. Valeska Roverso Correa, de 46 anos, que fundou e dirige até hoje a Clínica Fast Odonto, formou-se em Odontologia em 1995 na Universidade de Santo Amaro (Unisa). Nos anos seguintes, a profissional realizou diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização em vários serviços, como Ortodontia (1996/1998), Odontologia Estética (1998/2000), Especialização em Pacientes Especiais na USP (2000/2002), Próteses Parciais e Fixas (2005/2006), Implantodontia na USP (2008/2010) e Harmonização Facial (2015/2017). A Dra. Valeska também iniciou estudos em farmacologia, psicologia e medicina para desenvolver sua técnica pioneira de tratamento odontológico sob sedação inconsciente. Além disso, ela também atuou na Clínica de Especialidades da Prefeitura de São Paulo, entre 1996 e 1998, e foi cirurgiã-dentista auxiliar na Clínica Odontológica da USP, durante o curso de Implantodontia. Desde 1995, ela participa dos principais eventos do setor para se manter sempre atualizada, como o Congresso Internacional de Odontologia da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), o Ciosp, que é considerado um dos maiores eventos do setor no Brasil.

SERVIÇO
CLÍNICA FAST ODONTO
Rua Leblon, 541 – Jardim dos Lagos
São Paulo – SP
Estacionamento gratuito no local
www.fimdopanicodedentista.com

Telefone: (11) 5686-2473
Whatsapp: (11) 9.8377-8576


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar