Brasil,

Brasil discute ampliação no atendimento de pacientes com obesidade e diabetes Tipo 2

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicore
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Brasil discute ampliação no atendimento de pacientes com obesidade e diabetes Tipo 2

O custo da obesidade é alto no Brasil, chega à 2,4% do PIB e está estimado em R$ 84,3 bilhões/ano. Aliada a isso, existem os custos das doenças associadas à obesidade como diabetes , hipertensão e cardiopatias.

As alternativas para melhorar o atendimento nos serviços de cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a realização de cirurgias por videolaparoscopia e o acesso a cirurgia metabólica para os pacientes com diabetes tipo 2 estão entre os temas que serão debatidos entre os dias 15 a 18 de maio, em Curitiba.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) reunirá mais de 1,8 mil profissionais – entre cirurgiões, endocrinologistas, educadores físico, nutricionistas, psiquiatras e outros - para discutir os tratamentos para a obesidade no XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

“Precisamos democratizar o acesso à cirurgia bariátrica e metabólica, oferecendo o melhor tratamento para o grande número de pessoas que necessitam de atenção e tem sua qualidade e expectativa de vida reduzidas”, afirmou o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Boas.

A ampliação do acesso aos tratamentos , especialmente pelo SUS, foi tema de reunião recente entre a Diretoria de Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), e o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no último dia 29 de abril, em Brasília.

Cirurgia pelo SUS

O Brasil conta com 85 hospitais que possuem assistência de alta complexidade ao indivíduo com obesidade em 22 estados. No entanto, Amazonas, Roraima, Amapá, Rondônia e Piauí ainda não possuem serviços públicos credenciados para o tratamento cirúrgico da obesidade e doenças associadas.

Do total de cirurgias feitas pelo SUS, 58,6% dos procedimentos foram feitos no Paraná, com 6.692 cirurgias.

Para que se tenha ideia, São Paulo – 2º colocado no ranking nacional – realizou no mesmo período 1.600 procedimentos, seguido por Minas Gerais com 938. Já o estado da Bahia fez apenas 23 cirurgias para o tratamento da obesidade pelo SUS em 2018.

O número de cirurgia realizadas via planos de saúde, em 2017, foi de aproximadamente 70 mil cirurgias no país.

Cirurgia para o Diabetes

Outro tema abordado é a cirurgia metabólica que passou a ser indicada para pacientes com Diabetes Tipo 2 e IMC entre 30.0 kg/m² e 34.9 kg/m², à partir da Resolução do Conselho Federal de Medicina (2.172/2017).

Pessoas com diagnóstico de diabetes tipo 2 associado a obesidade que não obtém sem resposta ao tratamento clínico convencional podem fazer a cirurgia para obter um equilíbrio nos níveis de açúcar.

“Precisamos informar as entidades e aos pacientes que estes procedimentos podem melhorar a qualidade de vida, reduzir custos e mortalidade”, informou Marcos Leão.

O número de pessoas com diabetes cresceu 60% nos últimos dez anos no Brasil. São quase 14 milhões de casos e a doença é responsável por mais de 100 mil óbitos por ano no país.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) acaba de lançar uma campanha com o slogan “Cirurgia Metabólica, uma Vida Nova para pacientes com Diabetes Tipo2”. O objetivo é informar a população sobre as causas, riscos e tratamentos para a Diabetes Tipo 2 (DMT2).

Cirurgia por videolaparoscopia

A realização e a ampliação da cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é outra importante tema para a SBCBM.

A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia foi incorporada nos procedimentos realizadas pelo SUS, em 2017, pela portaria n° 5, de 31 de janeiro. No entanto apenas 4,72% das cirurgias 11 mil cirurgias feitas pelo SUS são realizadas por vídeo.

Entre as vantagens da cirurgia por vídeo, comparado com a cirurgia aberta, estão menor tempo de internamento, diminuição do risco de hérnias e infecção da ferida cirúrgica, diminuição do risco de complicações pulmonares, menor dor pós-operatória e retorno mais rápido às atividades diárias.

O futuro da obesidade no Brasil

Como melhorar o atendimento ao paciente com obesidade e diabetes tipo 2, os novos tratamentos e tecnologias para controle da doença serão debatidos entre os dias 15 e 18 de maio, durante o XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em Curitiba.

Já estão inscritos no Congresso - que acontece no Expo Unimed - mais de 1,8 mil profissionais entre cirurgiões, edocrinologistas, nutrólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e outras especialidades envolvidas no tratamento da obesidade

Um representante do Ministério da Saúde participará do Congresso, nos cursos sobre obesidade no SUS.

No primeiro dia de programação os congressistas poderão participar de cursos sobre obesidade no SUS, cirurgia bariátrica segura, IFSO LAC, endoscopia bariátrica e o Curso Avançado de Atendimento de Urgências Bariátricas (ABLS Brasil) - este último com inscrições gratuitas para médicos que atuam na urgência e emergência de hospitais da Grande Curitiba.

Entre os temas abordados estão segurança na cirurgia bariátrica, aulas sobre credenciamento em planos de saúde, a cirurgia no SUS, tratamento diferenciados para obesos em extremos de idade, cirurgia robótica no super obeso, planos de ação para prescrição de exercícios físicos, vício em comida e pacientes com transplantes renais e cirurgias ao vivo.

Custos da Obesidade

Em 2017 cerca de 39,5 milhões de brasileiros foram diagnosticados com obesidade, quantia 78% maior que em 2006. Além disso, 69.3% do total de mortes são atribuídos a doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares (30,4%), neoplasias (16.5%), doenças respiratórias (6,0%) e o diabetes (5,3%) – muitas associadas à obesidade.

A cirurgia realizada imediatamente após sua indicação contribui para a cura ou remissão de diversas doenças associadas à obesidade como, por exemplo, a hipertensão, problemas nas articulações, coluna e diabetes tipo 2.

SERVIÇO
XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Data: 15 a 18 de maio
Local: Expo Unimed
Inscrições: www.congressobariatrica.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar