Brasil, 18 de Agosto de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Liberação da Produção de Amianto Pode Causar Diversos Cânceres, Alerta Sociedade Brasileira de Patologia

  • Escrito ou enviado por  Vinícius Lima
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), associação sem fins lucrativos e filiada à Associação Médica Brasileira (AMB), se posiciona contra a intenção de senadores brasileiros de liberarem a produção de amianto no país, ou asbesto, que denomina um grupo de fibras de ocorrência natural, associadas a inúmeras doenças graves, limitantes ou letais.

Recentemente, foi criada uma Comissão Externa Temporária sobre o assunto, requerida pelo senador Vanderlan Cardoso (PP-GO), o que é de extrema preocupação, uma vez que o amianto, em todas as suas formas (crisotila, crocidolita, amosita, antofilita, tremolita e actinolita). Dentre as patologias que causa, encontra-se asbestose e neoplasias malignas, como o mesotelioma maligno (MM), que é o câncer de pleura (superfície que recobre os pulmões). Há a ocorrência dos cânceres em demais locais: peritônio (superfície que recobre órgãos internos abdominais), de pericárdio (recobre o coração), pulmão e laringe. Essas doenças causam dor, falta de ar, limitação às atividades laborais e cotidianas, e até o óbito.

É importante ressaltar que estudos epidemiológicos apontam que o risco de desenvolvimento de câncer por conta do amianto independe da quantidade de exposição e pode ocorrer em qualquer fase industrial, desde a mineração à manufatura.

Sobre a SBP

Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) é uma instituição prioritariamente científica, que promove cursos, congressos e eventos para atualização, desenvolvimento e qualificação da especialidade. Além do mais, orienta, normatiza e valoriza a atuação profissional dos médicos patologistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::