Brasil, 25 de Agosto de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

O café é uma das bebidas mais consumidas mundialmente, mas em excesso pode ser nocivo ao organismo

O café é uma das bebidas mais consumidas mundialmente, mas em excesso pode ser nocivo ao organismo

*Por Dr. Paulo Takeshi Nakano

De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Brasil é maior produtor e exportador de café do mundo com um consumo calculado em 21 milhões de sacas anuais, número que representa cerca de 13% da demanda mundial. O país está na segunda posição no consumo da bebida, seguido pelos Estados Unidos, onde a demanda é de aproximadamente 23 milhões de sacas de 60kg anuais, que correspondem a 14% do que é bebido de café no planeta.

O café e o sistema de recompensas

Algumas pessoas não se identificam com o sabor marcante do café, enquanto outras sentem que seu dia não começa antes de uma boa xícara da bebida. Mas, por que isso acontece?

Muito já se ouviu dizer sobre o café, especialmente sobre seu principal componente ser psicoativo, a cafeína - uma substância que atua no nosso sistema nervoso central e periférico, estimulando a liberação de neurotransmissores excitatórios. Isso resulta em um melhor desempenho em tempo de reação nas atividades do dia a dia e no raciocínio visuoespacial.

Ao ingerir o café, a bebida ativa o sistema nervoso central do indivíduo por meio da otimização da percepção que se tem do ambiente, o que pode gerar uma tendência a dependência por melhorar a capacidade de execução de tarefas cotidianas. Isso tem a ver com o sistema de recompensa, que é uma conexão de neurônios que são capazes de gerar sensações prazerosas ou agradáveis após o uso de determinadas substâncias.

Em outras palavras, o café libera uma substância chamada endorfina, popularmente conhecida como hormônio do prazer. Embora seja um processo biologicamente primitivo, altera-se a função do sistema de recompensas e faz com que o organismo deixe de se preocupar com o próprio bem-estar e passe a alimentar o vício. É o típico caso da pessoa que sofre de gastrite, por exemplo, mas não abre mão de um cafezinho.

Consumir com moderação

O café pode trazer diversos benefícios ao organismo, como melhorar o estado de alerta e tempo de resposta aos estímulos de rotina da pessoa. Ele aparece em estudos como um fator de proteção em relação às doenças de Parkinson e de Alzheimer, além de contribuir com a diminuição do risco de depressão e de diabetes, entre outros. Porém, para que seja benéfico, alguns estudos mostram que a dose considerada segura é de até 400 mg de café por dia, o equivalente a cinco xícaras pequenas de café fresco.

Porém, tudo o que é demais pode acabar prejudicando o organismo. O consumo excessivo do café pode aumentar a incidência de dores de cabeça, acentuar os sintomas de ansiedade, causar agitação, desencadear arritmia e doença arterial coronariana. Embora a existência de dependência e o abuso seja controversa, a abstinência ao café é algo muito conhecido, sendo a dor de cabeça o sintoma mais comum. Portanto, aprecie com moderação!

* Dr. Paulo Takeshi Nakano, é neurologista e clínico geral, responsável pelo setor de Neurologia do Hospital IGESP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS