Brasil, 21 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

  • Escrito ou enviado por  Rose Leoni
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 14% dos pacientes internados em hospitais morrem devido a casos do gênero

As infecções hospitalares são eventos indesejados relacionados com a permanência de pacientes nos hospitais. A ocorrência de infecções é influenciada por vários fatores que favorecem agentes infecciosos, como bactérias e vírus, a causarem uma nova doença no paciente internado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 14% dos pacientes internados em hospitais morrem devido a infecções relacionadas a assistência à saúde.

O risco de infecção hospitalar é uma preocupação constante para os profissionais de saúde. Afinal, o impacto é enorme, principalmente em custo da assistência, tempo de internação e, principalmente, mortalidade. Por isso, no próximo dia 15 de maio, acontece o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, que visa conscientizar, prevenir e reduzir os números de casos de infecção.

São considerados pacientes de risco, ou seja, os mais vulneráveis, as crianças, os idosos, os portadores de doenças que comprometem a imunidade ou quando submetidos a procedimentos invasivos, como cirurgias ou uso de sondas e cateteres. “O paciente que está na UTI, por exemplo, em uso de sondas e cateteres, com mecanismos de defesa debilitados e flora intestinal alterada pelo uso de antibióticos, tem um risco bastante aumentado para uma infecção se instalar”, comenta o infectologista Dr. Adelino de Melo Freire Júnior, coordenador do Serviço de Controle de Infecções do Hospital Felício Rocho.

Existem regulamentações que definem os cuidados necessários para a prevenção de infecções hospitalares e os estabelecimentos de saúde são vistoriados regularmente pela Vigilância Sanitária, garantindo que sejam cumpridas.

Dentre as ações de prevenção, a higienização das mãos é a forma mais eficaz e econômica contra as infecções hospitalares. Segundo a OMS, se a medida fosse adotada corretamente, os casos de infecção diminuiriam em 70%. De acordo com o infectologista, os profissionais de saúde e as visitas devem ter o cuidado de higienizar as mãos antes e após o contato com o paciente internado para, dessa forma, não servirem de vetores de transmissão e agentes infecciosos entre pacientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS