Logo
Imprimir esta página

Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo - 25 de Maio - Câmara Municipal de São Paulo

Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo acontece em 25 de maio na Câmara Municipal de São Paulo e vai elaborar um questionário inédito no Brasil de qualidade de vida para crianças com as doenças

Com inscrições gratuitas, o evento organizado há 17 anos pelo dermatologista Cid Yázigi Sabbag e pelo vereador e médico Gilberto Natalini, reunirá especialistas e leigos para debates e cursos profissionalizantes sobre as doenças incuráveis de pele

Após retornar SPIN (Skin Inflammation and Psoriasis International Network), encontro internacional de Psoríase ocorrido no final de abril na França, Dr Cid Yázigi Sabbag, dermatologista sumidade no tema no Brasil, vai propor um questionário inédito de qualidade de vida para crianças que sofrem de vitiligo e psoríase – doenças incuráveis, mas cujos tratamentos e pesquisas avançam continuamente – vai propor um questionário inédito no Brasil de qualidade de vida para crianças com as doenças durante o 17º Encontro Municipal de Psoríase que acontece em 25 de maio, sábado, na Câmara Municipal de São Paulo.

Organizado por Dr. Sabbag e pelo também médico e vereador Gilberto Natalini, os pesquisadores lá presentes terão o poder de decisão sobre essas mudanças propostas, a partir do momento que até então não havia um questionário focado no público infantil. “Já tivemos grandes avanços sobre a importância do vitiligo e da psoríase ao longo desses tantos anos de Grande Encontro, mas ainda há uma necessidade dos profissionais de saúde em entender a importância da psoríase e encaminhar os pacientes para médicos especializados, pois ela pode causar infarto, derrame e trombose, ou seja, ir além do dermatologista, da pele”, explica Dr. Cid. “É preciso levantar quem são os pacientes com psoríase, a frequência com que visitam um dermatologista, analisar as áreas afetadas, seu grau de severidade e aí identificar os medicamentos e os tratamentos que podem ser utilizados”, complementa.

Com o questionário colocado em prática, é possível tabular e chegar a estudos mais eficazes sobre as doenças que não têm cura e afetam adultos e crianças, pessoas de todas as classes e idades.

Segundo o vereador Gilberto Natalini (PV/SP), que tem formação em medicina pela Escola Paulista de Medicina desde 1975 e é especialista em Gastrocirurgia: - “Este evento que realizamos há 17 anos consecutivos vem ao encontro do trabalho que desenvolvemos em prol da melhoria da saúde pública em nossa cidade. Os resultados comprovam que o esforço é válido, pois beneficia as pessoas que têm psoríase e seus familiares. A partir desses encontros conquistamos 4 Centros Especializados para Atendimento às Pessoas com Psoríase, dois na zona leste, um na zona sul e esse ano colocamos emenda para compra de uma máquina de fototerapia para a UBS/AE Dr. Walter Elias na Casa Verde. Como sempre dizemos: psoríase ainda não tem cura, o preconceito tem".

Programação e Histórico

Ao longo dos 17 anos de evento, grandes conquistas já foram feitas provenientes dos Grandes Encontros realizados, tais como Aprovação da Lei No 15.987, PL No 286/07, de autoria do Vereador Gilberto Natalini, que instituiu, no âmbito do município de São Paulo, a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase; A Secretaria Municipal da Saúde publicou um decreto instituindo o Programa de Psoríase na cidade de São Paulo; Criação do Ambulatório de Psoríase na UBS Maurice Pate-Penha, com a compra de uma máquina de fototerapia, com emenda do vereador Gilberto Natalini; Criação do Ambulatório de Psoríase na UBD Ibirapuera, com a compra de uma máquina de fototerapia, com emenda do vereador Gilberto Natalini; Produção de 300.000 cartilhas educativas sobre Psoríase, produzidas pela Leopharma e Criação de um Protocolo de Psoríase para profissionais da saúde da rede pública municipal, produzido pela Secretaria Municipal da Saúde.

Além disso, o evento possui palestras e cursos profissionalizantes, que já capacitaram os milhares de profissionais da área de saúde que participaram das edições anteriores.

Para 2019, no Plenário 1º de Maio, estão confirmadas as presenças Luiz Tavares, Prof. de Educação Física formado pela FMU, Pós Graduado em Treinamento Desportivo – FMU Treinador e Proprietário da Assessoria Equipe Tavares; que fará uma sessão de alongamento corporal, às 8h30, logo após o Credenciamento e Café de Boas Vindas. Na sequência, às 9h, acontece a Cerimônia de Abertura com Dr. Gilberto Natalini, Dr. Cid Yazigi Sabbag e Autoridades convidadas da área de saúde.

Às 9h30, “A abordagem multidisciplinar da Psoríase: como afeta toda saúde”, será o tema apresentado por Dr. Sabbag. Já às 11h30, “A importância da comunicação digital para os tratamentos e melhoria da qualidade de vida”, será debatido por Thays Ciconi e convidados (Amigos com Psoríase) e às 12h15 acontecerá Mesa Redonda com especialistas, com perguntas dirigidas da plateia ao coordenador, Dr Cid Yazigi Sabbag.

Paralelamente, no Auditório Prestes Maia, após a Transmissão da Cerimônia de Abertura às 9h, terá a palestra “Vitiligo: conceitos básicos, tratamentos e novidades”, com Dr. Celso Lopes, Dermatologista do Ambulatória de Vitiligo da UNIFESP; e, às 10h30, será a vez dos Protocolos de fisioterapia e podologia “A marcha nos pacientes com artrite psoriática”, com a Profª. Leda Magalhães de Oliveira, Fisioterapeuta da Disciplina de Reumatologia da UNIFESP; e com Norina Abreu, Podóloga especialista em Pé Diabético pelo Hospital Brigadeiro Especialista em Psoríase pelo Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase – CBEP.

Já no Salão Nobre, 8º andar, terão Cursos de enfermagem, farmácia e nutrição com o tema “A síndrome metabólica na visão das áreas de enfermagem, farmácia e nutrição”, ministrados por Drª. Maria Helena S. Mandelbaum, Enfermeira Especialista em Dermatologia, Mestre em Saúde Coletiva e Doutora em Educação; José Antonio de Oliveira Batistuzzo, Farmacêutico Bioquímico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, Especialista em Manipulação Magistral Alopática pela ANFARMAG; e Marina Yazigi Solis, Nutricionista do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase – CBEP, Especialista em Nutrição Clínica.

Na Sala Sergio Vieira de Mello, no 1º Subsolo, às 9h30 acontece o Curso de Odontologia e Medicina “As implicações bucais nas dermatoses inflamatórias com especial enfoque na Psoríase”, com o Prof. Dr. Carlos Monson – Coordenador Professor Afiliado do Departamento da EPM/UNIFESP e coordenador do Setor de Saúde Oral e Sistêmica baseada em evidências do Ambulatório Psoríase, do Departamento de Dermatologia da EPM/UNIFESP; Profª Drª. Maria Luísa Frigerio, Professora da FOUSP e da Câmara Técnica de Odontogeriatria; e Prof. Pedro Horvath Neto Pós-graduado em Implantodontia, Assistente no Curso de Pós-graduação em Implantodontia ORTONEO e Assistente no Grupo de Saúde Oral Sistêmica UNIFESP. Às 11h30 será a vez do Curso de Medicina “Atualizações nos tratamentos para Psoríase” com Dr. Cid Yazigi Sabbag.

Será fornecido um certificado de participação ao final. O 17º Grande Encontro Municipal de Psoríase, 15º Encontro Nacional de Psoríase e 12º Encontro de Vitiligo acontece das 8h30 às 14h30. As vagas são limitadas em gratuitas e podem ser realizadas em http://www.anggulo.com.br/psoriase/2019/geral/inscricao1.php

Serviço
Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo
25/05/2019
08h30 às 14h30
Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, 100 – Centro
Vagas limitadas. Inscrições gratuitas
http://www.anggulo.com.br/psoriase/2019/geral/inscricao1.php


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto