Brasil,

Vertex Farmacêutica e Danone Nutricia lançam livro de receitas para pacientes de fibrose cística

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Speyside Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A Vertex Farmacêutica, empresa global de biotecnologia, e a Danone Nutricia, linha de soluções em nutrição especializada da Danone, se uniram para lançar um livro de receitas hipercalóricas pensadas especialmente para pacientes de fibrose cística, doença rara que acomete quase 5 mil pessoas no Brasil. Essa é a segunda edição do livro, que teve sua primeira versão publicada em 2018.

Participaram da elaboração das receitas a chef Daniela Malavasi, que é formada em gastronomia, chef de um restaurante em São Paulo e participante de programas de culinária dos canais Discovery Kids, SBT e Rede Record, e a nutricionista Lenycia Neri, que atua na área de fibrose cística há mais de 10 anos e trabalha no ambulatório do Instituto da criança HCFMUSP.

A fibrose cística é uma doença genética causada pela função defeituosa ou ausência da proteína CFTR, que resulta em um fluxo de água e sal inadequado, dentro e fora das células em vários órgãos. A nutrição é um pilar importante para o tratamento de pacientes com a doença, que muitas vezes precisam de uma alimentação hipercalórica. Além de reforçar o acompanhamento nutricional constante, a iniciativa visa mostrar que é possível conciliar o aporte calórico necessário com sabor e que os momentos de preparo dos pratos podem ser de integração e prazer entre os pacientes, seus cuidadores e familiares.

O livro terá uma tiragem inicial de 3.000 impressões e será distribuído gratuitamente para a comunidade de fibrose cística, que inclui centros de referências e pacientes. Com isso, a Vertex Farmacêutica e Danone Nutricia pretendem que o mesmo sirva de legado e contribuição social para a saúde do Brasil.

Sobre a Fibrose Cística

A FC é uma doença genética rara, que reduz a expectativa de vida, afetando aproximadamente 75.000 pessoas na América do Norte, Europa e Austrália. A FC é causada por uma anomalia ou ausência da proteína CFTR, resultante de mutações no gene CFTR. As crianças devem herdar dois genes CFTR defeituosos — um de cada pai — para ter FC. Existem aproximadamente 2.000 mutações conhecidas no gene CFTR. Algumas dessas mutações, que podem ser determinadas por um exame genético, conduzem à FC por meio da criação de proteínas CFTR disfuncionais ou escassas na superfície da célula. A função defeituosa ou ausência da proteína CFTR resulta em um fluxo de água e sal inadequado, dentro e fora das células em vários órgãos. Nos pulmões, isso leva ao acúmulo de um muco espesso, que pode causar infecções crônicas e lesão pulmonar progressiva em muitos pacientes, o que acaba levando à morte. A idade mediana de morte gira em torno dos 20 anos.

Sobre a Vertex

A Vertex é uma empresa de biotecnologia global que investe em inovação científica para criar medicamentos transformadores para pessoas com doenças graves e fatais. Além de programas de desenvolvimento clínico sobre a FC, a Vertex tem mais de uma dúzia de programas de pesquisa voltados aos mecanismos subjacentes de outras doenças graves. Fundada em 1989, em Cambridge, Massachusetts, a sede da Vertex está localizada atualmente no Boston Innovation District. Hoje, a empresa possui locais de pesquisa e desenvolvimento e escritórios comerciais nos Estados Unidos, Europa, Canadá, Austrália e América Latina. A Vertex é consistentemente reconhecida como um dos melhores lugares do setor para se trabalhar, inclusive sendo nomeada para a lista dos Top Empregadores da revista Science, na área de ciências da vida, por nove anos consecutivos. Para informações adicionais e as atualizações mais recentes da empresa, visite www.vrtx.com.

Sobre a Danone Nutricia

A Danone Nutricia, criada da fusão das unidades de negócio Nutrição Especializada e Nutrição Infantil em fevereiro de 2019, chega ao mercado com o propósito de transformar vidas por meio da nutrição. Com a união das expertises de suas unidades de negócio, se torna a maior expert em nutrição especializada do Brasil, tendo em seu portfólio marcas como Aptamil, Neocate, Ketocal, Nutridrink e Cubitan, que traduzem a essência dessa nova empresa, por serem marcas que realmente transformam a vida de seus consumidores. Além disso, têm parceiros e clientes em todos os âmbitos do mercado, como Redes de Farmácias, Hospitais e o Governo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar