Vida saudável sem sacrifícios: Dieta Mediterrânea é segredo para qualidade na alimentação

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sophia Cabral
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Espécie de reeducação alimentar, rotina com cardápio variado inclui as chamadas “gorduras boas” dos azeites, azeitonas e nozes

Apesar de levar a palavra tão temida que remete a restrições no nome, o objetivo da Dieta Mediterrânea não é emagrecer em poucas semanas: a proposta é adotar um estilo de vida saudável e equilibrado, com porções ricas em nutrientes. As azeitonas – que são ricas em “gorduras boas” –, o azeite de oliva, as nozes e o cuscuz são alimentos que fazem parte desse estilo de vida.

Há algumas décadas – mais precisamente na década de 50 – a dieta surgiu quando os pesquisadores de áreas médicas e da nutrição notaram que a população das regiões mediterrâneas do globo tinham um estilo alimentar mais saudável que os ocidentais. Fernanda Bliharscki, nutricionista da La Violetera, importadora de azeitonas, frutas secas e azeites, concorda que a dieta mediterrânea é um regime nutricional equilibrado.

“A dieta surgiu incorporando o consumo de produtos locais, colhidos sazonalmente e confeccionados segundo receitas tradicionais”, afirma. “A ideia é dar preferência a alguns alimentos em detrimento de outros, mas sem deixar de consumir nenhum. A azeitona - rica em minerais e vitamina E - pode ser incluída na rotina diária, na preparação de saladas e cozidos, por exemplo. A utilização da azeitona com moderação, pode ser auxiliar no tempero dos alimentos pois só ela já é o suficiente para dar sabor aos preparos”. Já em relação às carnes, a nutricionista afirma que optar por carnes brancas, como peixe, é uma alternativa saudável e rica em nutrientes.

É fácil entender as porções e frequências de consumo quando consultamos a pirâmide da dieta mediterrânea, os alimentos de consumo em todas as refeições estão na base – como o azeite e as frutas – seguido dos alimentos de consumo diário – caso das azeitonas e das nozes. O azeite de oliva possui ácidos graxos monoinsaturados e diversas vitaminas, por isso é ideal que acompanhe todas as refeições.

Os benefícios não param por aí: além de auxiliar na perda de peso, esse estilo de vida alimentar – baixo em gorduras saturadas e rico em antioxidantes e fibras – quando associado à prática de atividades físicas regulares, aumenta a longevidade, melhora as funções cerebrais e colabora para o bom colesterol.

“A grande variedade de alimentos garante a qualidade nutricional e que você não enjoe dos pratos, como ocorre em outras dietas” conta Fernanda. “Consumidos sem exageros, cada alimento traz um benefício: as azeitonas, por exemplo, possuem ácido oleico; compostos fenólicos; e ferro e fibras que possuem propriedades anti-inflamatórias, colaboram para as funções intestinais e para a saciedade”.

Além de melhorar a saúde, a Dieta Mediterrânea tem um forte compromisso com a cultura e as tradições, pois o estilo de vida tem como foco saborear cada refeição, é uma oportunidade de reunir a família em volta da mesa. Em relação ao impacto ambiental dessa dieta, também é baixo: a Mediterrânea consome poucos produtos de origem animal e muitos orgânicos.

Sobre a La Violetera

A Importadora de Frutas La Violetera – empresa paranaense com 90 anos de história - atua no mercado de importação e comercialização de frutas secas e snacks, azeites e azeitonas, importados das melhores regiões produtoras do mundo. Possui um mix completo para supermercado, cash & carry, atacado e food service, com as melhores opções para todos os consumidores. Em 2017, a empresa investiu na reforma da planta industrial, localizada em Curitiba, além de modernizar e padronizar os processos de acordo com padrões de qualidade internacionais. Em 2018 a marca passou por um reposicionamento, renovando sua comunicação e embalagens.