Brasil,

Conheça a Síndrome do Impostor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Tanabe
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Por Amanda Gomes e Carine Roos, cofundadoras da ELAS

A Síndrome do Impostor é um conflito psicológico em que a pessoa não consegue aceitar e admitir suas conquistas e elogios, pois acredita que todo o seu sucesso se deve à sorte ou à ajuda de terceiros.

A Síndrome do Impostor pode estar ligada a outros sentimentos de insegurança, como o medo do sucesso, medo do fracasso e a autossabotagem. De acordo com um estudo realizado pela psicóloga Gail Matthews, da Universidade Dominicana da Califórnia, nos Estados Unidos, a síndrome atinge em menor ou maior grau 70% dos profissionais bem-sucedidos, principalmente as mulheres.

Suas vítimas são pessoas que jamais creditam seu sucesso à inteligência, competência e habilidade pessoal e temem que a qualquer momento sua "incompetência" seja descoberta.

É muito comum também em pessoas que acabam de iniciar suas carreiras ou naquelas que vivem em carreiras muito competitivas, como as de esporte. Qualquer profissional, no entanto, pode desenvolvê-la.

Para superar a Síndrome do Impostor, é preciso parar de estabelecer padrões inatingíveis, pois todas as pessoas, invariavelmente, cometem erros. O sucesso é resultado de diversos fatores e não exclusivamente do seu trabalho árduo, como também por outros fatores como eventuais ajudas que você recebe de parceiros, um pouco de sorte, entre outros.

O tratamento pode ser feito com psicólogos e também com a realização de atividades capazes de aliviar o estresse e a ansiedade, que melhorem a autoestima e o autoconhecimento, como yoga, meditação e exercícios físicos.

Você se identificou com alguns desses sintomas? Se a resposta for sim, fique atenta ao seu comportamento nos próximos dias e busque opiniões. Curar essa síndrome será libertador para você e, sem dúvidas, para o seu futuro pessoal e profissional também.

Sobre Carine Roos

Formada em Sociologia e em Comunicação Social, Carine é especialista em Equidade de Gênero e Inovação há mais de dez anos. Atualmente é CEO da UPWIT (Unlocking the Power of Women for Innovation and Transformation), uma consultoria em inteligência e equidade de gênero e inovação. Foi consultora da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, da UNESCO, UNICEF, Ministério da Saúde, entre outros.

É ainda coautora e editora do eBook Mulheres Líderes na Tecnologia: como promover a equidade de gênero e reter talentos nas empresas.

Sobre Amanda Gomes

Formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Varejo e com MBA Executivo, Amanda tem mais de 20 anos de experiência no mundo corporativo, exercendo funções de alta liderança em grandes empresas. Atualmente é CEO da AMG Inovação, uma boutique de treinamentos na área de liderança e desenvolvimento comportamental para empresas e mentoria de empresários. É especialista na área de análise comportamental DISC.

Autora do eBook As 10 premissas para se conquistar autoridade no ambiente de trabalho, coautora do livro Atitudes de Alta Performance com o Coaching e idealizadora dos programas de desenvolvimento Líderes para a Vida e Líder Águia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar