Logo
Imprimir esta página

São Paulo está recebendo o primeiro evento de Arte Urbana do mundo voltado à Saúde Auditiva

Esculturas de orelhas gigantes já começam a ser pintadas e depois serão espalhadas pela capital

Telex Soluções Auditivas é uma das patrocinadoras do evento com esculturas pintadas nesta quarta-feira (24) e nos dias 27,28 e 29 de abril

São Paulo está recebendo o primeiro evento de Arte Urbana do mundo relacionado à Saúde Auditiva. É o Ear Parade SP 2019, que vai brindar os paulistanos com 65 esculturas de orelhas gigantes, de 2,40 m de altura, que estarão espalhadas pelos principais pontos da capital. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento da perda de audição.

O inicio da ação, promovida pela Fundação Otorrinolaringologia, aconteceu na segunda-feira (22/4) no Átrio do Shopping Frei Caneca, onde as esculturas gigantes que farão parte do acervo da campanha começaram a ser pintadas por artistas plásticos de todo o Brasil, em um grande ateliê aberto ao público.

Entre as empresas participantes desta ação estarão as empresas do Grupo Demant: a Telex Soluções Auditivas, a Oticon e a Oticon Medical. Pela Telex, a primeira obra a ser criada será O som do coração. Aescultura de orelha gigante começará a ser pintada nesta quarta-feira (24/04) no Shopping Frei Caneca, pela artista plástica Sônia Botture. Logo depois, nos dias 27, 28 e 29 de abril, a artista Érica Morais produzirá a escultura denominada Melodia.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprovam: a população mundial está perdendo a audição cada vez mais cedo em razão de maus hábitos e do convívio frequente com o barulho. Durante todo o Ear Parade, será dado esse alerta por profissionais ligados à Saúde Auditiva, que ensinarão aos paulistanos cuidados básicos com os ouvidos.

Já as esculturas da Oticon serão pintadas em maio e junho pelos artistas plásticos Alexandre Rodrigues (14 e 15/5), William Hellberg Yanci (Boas Vibrações - 11, 12 e 13/6) e Danila Pinheiro (O Som da Liberdade - 15 e 16/6).

“A audição é o único sentido que está ativo o tempo todo e é normal só nos darmos conta de sua relevância quando começamos a perdê-la, o que é lamentável, já que as células responsáveis pela audição, depois de mortas, não se regeneram. Esta é uma campanha de alerta, em forma de Arte de Rua”, explica o otorrinolaringologista Ricardo Bento, idealizador do projeto junto com a Artery Produções.

“Com esta ação, vamos levar a mensagem sobre a importância dos cuidados com a saúde auditiva cada vez mais longe. É preciso alertar para a necessidade da prevenção antes que se perca a capacidade de ouvir bem. Para isso, a Telex oferece, inclusive, um check up auditivo gratuito”, diz Sarita Terossi de Sá, Gerente de Varejo da Telex Soluções Auditivas.

Exposição no shopping e nas ruas

O ponto de partida será a pintura das esculturas gigantes de orelhas coloridas, no Átrio do Shopping Frei Caneca, de 22 de abril a 20 de junho. Depois disso, o Ear Parade SP 2019 cumprirá várias etapas: entre 25 de junho e 23 de julho, todas as esculturas ficarão expostas no próprio Shopping Frei Caneca. E de 24 de julho a 22 de agosto, as esculturas ganham as ruas e praças da capital paulista.

Leilão beneficente

Em 29 de agosto, primeiro dia do Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, que criou o evento, será realizado um leilão beneficente das esculturas. Parte da renda será revertida à compra de aparelhos auditivos e implantes cocleares e à pesquisa com células-tronco relacionadas à surdez.

A OMS calcula que 1 bilhão de pessoas tenham deficiência auditiva no mundo. No Brasil, a situação acompanha essa projeção alarmante. “Os jovens ouvem diariamente músicas em alto volume, em fones de ouvido que ficam muito próximos do conduto auditivo, provocando dano permanente à audição. Isso sem falar no preconceito com o uso de aparelhos auditivos, sendo que o não uso deles leva as pessoas a se afastarem do convívio com amigos e parentes por não entenderem o que conversam. E esse afastamento é ainda mais perigoso porque pode levar à depressão e até acelerar o Mal de Alzheimer em pessoas propensas a ter a doença”, alerta o Dr. Bento, Professor Titular e Chefe do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.

Cronograma da Ear Parade SP 2019:
Pinturas das esculturas ao vivo: 22/04 a 20/06
Horário: 14h às 22h, diariamente
Ateliê aberto ao público com seis espaços concomitantes
Local: Shopping Frei Caneca – Átrio/entrada principal
End: Rua Frei Caneca, 569 - Consolação, São Paulo


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto