Brasil, 15 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Que cuidados os pacientes em tratamento oncológico devem ter com a hipertensão?

Que cuidados os pacientes em tratamento oncológico devem ter com a hipertensão?

Ligue o alerta: o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é 26 de abril

A hipertensão arterial, ou comumente chamada de pressão alta, é uma doença que afeta os vasos sanguíneos do coração, cérebro, olhos e pode inclusive causar disfunção e perda da função dos rins, é responsável pelo óbito de 300 mil brasileiros anualmente. As doenças cardiovasculares, como infartos e derrames cerebrais, e os diferentes tipos de câncer representam, respectivamente, a primeira e a segunda maiores causas de morte no Brasil e no mundo. A relação entre as duas doenças estão cada vez mais próximas, principalmente nas questões de prevenção e tratamentos.

A hipertensão arterial não causa sintomas em mais de 50% das pessoas. Quando estes acontecem, manifestam-se como dores no peito, dores de cabeça, mal-estar, tonturas, zumbidos no ouvido, visão embaçada e fraqueza. Entre os principais fatores de risco destacam-se a alimentação inadequada, obesidade, hereditariedade, tabagismo, estresse, poluição, entre outros. No entanto, os pacientes que passam por algum tratamento contra o câncer devem ficar atentos à hipertensão, uma vez que mesmo quando são normotensos, ou seja, que sempre apresentaram pressão arterial normal, podem ter o estado alterado.

O cardiologista Sanderson Cauduro, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, explica que alguns dos tratamentos oncológicos elevam a pressão arterial, principalmente em tumores renais, intestinais e gástricos. “A quimioterapia pode afetar o dia a dia do paciente devido aos eventos adversos que ela causa e a frequência com que as medicações são aplicadas. Vale ressaltar que os efeitos colaterais variam para cada paciente, uma vez que algumas pessoas não apresentam reações que afetem a rotina, enquanto outras necessitam de mais tempo para a recuperação após uma dose de quimioterapia”.

Com o passar dos anos, os especialistas estão cada vez mais conscientes dos problemas que a quimioterapia pode trazer para a saúde, buscando formas de proteger o coração. “Cada caso deve ser analisado individualmente, para minimizar os efeitos colaterais, mas o sucesso também vai depender da aderência do paciente às orientações médicas, que deve buscar um estilo de vida mais saudável, que resultará em bem-estar. A nós, cardiologistas, cabe o controlar a hipertensão com tratamentos específicos e a melhor escolha de medicações anti-hipertensivas para não interferir na eficácia do tratamento contra o câncer prescrito pelo oncologista”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS