A tecnologia como ferramenta de apoio à melhora da qualidade e segurança do paciente

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cassia Larrubia
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

A digitalização dos hospitais é capaz de orientar médicos a fim de evitar eventos adversos e mortes durante a jornada do paciente nas unidades de saúde

A cada hora, seis pacientes morrem por eventos adversos no Brasil, de acordo com o Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar de 2017, ano no qual houve o registro de 54 mil óbitos nos hospitais por erros, negligências ou baixa qualidade nos serviços.

Dentre as falhas médicas estão erros na medicação, uso incorreto de equipamentos e a infecção hospitalar. Tais eventos poderiam ser evitados por meio do uso da tecnologia, como o Care Planning, uma solução integrada ao prontuário eletrônico, que traz um checklist com o plano de cuidado baseado em evidencias e centralizado no paciente, possibilitando a redução da variabilidade e a melhora na coordenação do atendimento. Um outro exemplo é o Clinical Skills, que capacita demonstrando as práticas corretas a serem realizadas pela equipe multidisciplinar

O Vice-Presidente de Informática em Saúde da Elsevier, Robert Nieves, explica que “Nós certamente utilizamos a tecnologia de maneira que o atendimento ao cliente se torne eficiente e, principalmente, seguro”. O executivo aponta que muitos países estão investindo efetivamente na digitalização de seu sistema de saúde para apoiar a prática clínica e é justamente isso que o IV Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente quer demonstrar convidando palestrantes internacionais para que o público conheça diferentes experiências, já colocadas em prática pela liderança de hospitais ao redor do mundo.

O evento, promovido pelo IBSP (Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente), acontece em 25 e 26 de abril, na Fecomercio, em São Paulo. Às 10h30, no dia 25, o executivo Robert Nieves apresenta uma palestra com o tema “Apoio à decisão clínica: os erros mais comuns em prontuários digitais”. Robert ressalta que com essa abordagem a mensagem que deseja passar é de que “a tecnologia deve ser vista como uma ferramenta de apoio à tomada de decisões. Dessa forma, aliamos o pensamento crítico e o conhecimento dos médicos à informação mais atualizada e baseada em evidência para garantir a segurança do paciente e apoiar a prática clínica e a tomada de decisões. Não se trata de substituir o pensamento crítico, mas apoiá-lo”.

Além da participação de Robert Nieves, a Elsevier está presente no evento com um estande no qual apresenta um estudo de caso clínico que aborda a história de um paciente que chega ao hospital com alguns sintomas e seu quadro evolui para um caso de Choque Séptico. Com o apoio de uma solução digital como o Clinical Skills da Elsevier, o tratamento do paciente segue determinações importantes e diminui as chances de readmissão à UTI. Os visitantes do congresso têm a oportunidade de conhecer todo o processo e ver na prática como a tecnologia pode apoiá-los.

No estande, a Elsevier apresentará as seguintes soluções:

- Care Planning

Reduz a variabilidade e melhora a coordenação do atendimento.

O Care Planning combina o histórico do paciente, avaliações padronizadas e mais de 500 diretrizes de prática clínica baseadas em evidências em um plano de atendimento centrado no paciente. É a única solução que é entregue diretamente através do EHR, que ajuda a promover o cuidado centralizado no paciente.

- Clinical Key

O ClinicalKey apoia decisões clínicas, facilitando a localização e aplicação de conhecimentos relevantes.

É um mecanismo de pesquisa clínica que fornece aos profissionais de saúde acesso a uma abrangente coleção de conteúdo médico e cirúrgico. Ele é construído sobre uma tecnologia de busca que usa as técnicas mais avançadas para fornecer as respostas mais rápidas e clinicamente relevantes.

- Clinical Skills

Clinical Skills é uma plataforma digital de educação continuada que combina o poder de desenvolver a prática com base em evidências, com o gerenciamento das competências da equipe multidisciplinar, podendo ser customizada a partir da necessidade da instituição.

A inscrição para o evento pode ser realizada pelo site. Basta acessar o link: http://www.simposio-ibsp.com.br/.

INFORMAÇÕES GERAIS:
Local: Fecomercio - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo
Data: 25 e 26 de Abril
Horário da palestra: 10h30 no dia 25 de Abril

Sobre a Elsevier

A Elsevier é uma empresa global de informação analítica que ajuda instituições e profissionais a progredir na ciência e cuidados avançados com saúde e melhorar a performance para benefício da humanidade. Elsevier fornece soluções digitais e ferramentas nas áreas de gestão de pesquisa estratégica, R&D (Research & Development), performance, suporte para decisão clínica e educação profissional, incluindo ScientDirect, Scopus, ClinicalKey e Order Sets. A empresa pública mais de 2.500 publicações digitais, incluindo The Lancet e Cell, mais de 35.000 e-books, títulos e muitos trabalhos de referência, como Gray’s Anatomy. Faz parte do RELX Group, um provedor mundial de informação e análise para profissionais e instituições de diversas áreas da indústria. www.elsevier.com.br