Brasil,

Exame genético ajuda no diagnóstico das Imunodeficiências Primárias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Constantino
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O painel NGS pode auxiliar no reconhecimento e, consequentemente, no tratamento das doenças

O mês de abril ganha a cor amarela para destacar a necessidade de conscientização sobre as imunodeficiências primárias. Elas são doenças genéticas, que têm em comum o fato de afetarem o funcionamento do sistema imunológico. As IDPs compõem um grupo de 300 doenças que resultam em infecções graves de respiração, autoimunidade, inflamação, alergias e câncer, dependendo do defeito genético.

De acordo com o Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo, cerca de quatro mil pessoas já foram diagnosticadas com as doenças no Brasil, mas a estimativa é que mais de 160 mil podem ter o problema. Como o próprio nome já diz, as imunodeficiências primárias já estão no organismo do indivíduo desde o nascimento. Se uma criança fica de cama com frequência e apresenta infecções graves, que resistem aos tratamentos, pode ser sinal da doença.

No entanto, adultos também podem sofrer com as IDPs. Mesmo que a pessoa tenha nascido com a mutação genética que irá predispor a doença, ela pode se manifestar muitos anos após o parto.

O diagnóstico para a causa das doenças pode ser realizado através de exames de sangue, testes de pele, biópsia e, às vezes, testagem genética. De acordo com Dr. João Bosco, médico e responsável técnico da Genomika Diagnósticos, existe um exame genético que pode auxiliar no reconhecimento das doenças.

“A Genomika realiza o painel NGS para Imunodeficiências Primárias, um importante aliado na identificação da doença. É um teste de sequenciamento de genes associados às doenças. O paciente pode descobrir se tem ou não, a chance de ter as Imunodeficiências ou confirmar se o caso é hereditário”, explica o médico.

O tratamento para pessoas que sofrem desse problema é realizado com imunoglobulina humana, ou seja, transfusões periódicas feitas para repor os anticorpos que a pessoa não consegue reproduzir. As vacinas em geral também podem ser uma alternativa dependendo da baixa produção de anticorpos. As vacinas nos expõem aos vírus ou as bactérias que causam determinadas doenças a fim de estimular o corpo a combatê-las.

Em uma situação extrema, sem tratamento, o paciente, mais suscetível às infecções, precisa viver em um ambiente totalmente isolado do convívio social para evitar até mesmo uma simples gripe. Na maioria dos casos, atinge a capacidade de o organismo produzir anticorpos que impedem o ataque de micróbios nocivos. Por isso a recorrência, entre esses indivíduos, de males como pneumonia, sinusite, otite.

Genomika Diagnósticos – A Genomika Diagnósticos é um laboratório que realiza testes inovadores de sequenciamento genético. Um dos pioneiros do Brasil a trazer a tecnologia de sequenciamento de segunda geração para o diagnóstico clínico de doenças raras e hereditárias, oncologia, medicina fetal e reprodutiva e farmacogenética, o laboratório conta com uma equipe de especialistas nas diversas áreas de biologia molecular, citometria de fluxo, citogenética e bioinformática. Possui mais de 500 testes genéticos no portfólio e atua com diversos planos de saúdes. Com sede no Recife e unidade própria em São Paulo, a Genomika Diagnósticos atua de forma cooperada com parceiros em outros Estados e uma rede extensa de logística, coletando amostras em diversas cidades. Em 2015, firmou parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein para aumentar a oferta de testes genéticos no Brasil e a partir dessa parceria, em 2018 lançou o Centro de Medicina Personalizada, que permite o tratamento ainda mais individualizado para os pacientes. Até o final de 2019, a previsão é de abertura de mais unidades próprias da Genomika em Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar