Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Profissionais de nutrição e educação física dão dicas para prevenir e controlar a hipertensão arterial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maíra Passos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Para fazer um alerta sobre a doença, que atinge um em cada três brasileiros, acontece campanha nacionalmente sempre no dia 26 de abril, próxima sexta

Com o objetivo de fazer um alerta sobre os riscos da pressão alta, que atinge um em cada três brasileiros adultos, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), o dia 26 de abril, nesta sexta, é o “Dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial”. Quem possui pressão elevada tem maiores riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, nos rins e cérebro. Outro dado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), revela que a hipertensão arterial, no mundo, é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais.

Mas hábitos simples podem ajudar a controlar e até prevenir que a pessoa venha a sofrer com a pressão alta, como a prática regular de atividade física e uma alimentação balanceada. Para a nutricionista Roberta Morgana, professora e coordenadora do núcleo de pós-graduação em nutrição da Faculdade IDE, uma dieta equilibrada é sinônimo de vida saudável, ajudando a prevenir, entre outras doenças crônicas não transmissíveis, a hipertensão. Das dicas para prevenir a pressão alta, é bom evitar comidas industrializadas, processadas, embutidos, enlatados e muito condimentadas.

Atenção especial também com o excesso de sal. De acordo com a nutricionista, ele é considerado um dos fatores importantes no desenvolvimento e na intensidade da hipertensão arterial. “Na nossa sociedade, o sal é consumido de forma exagerada chegando a dados de até 12 gramas por dia, muito acima das nossas necessidades, motivo pelo qual ele é, atualmente, considerado um dos fatores de risco. Assim, a restrição do sódio é positiva na redução da mortalidade por acidente vascular encefálico e regressão da hipertrofia ventricular esquerda, que é o aumento da musculatura do ventrículo esquerdo do coração”.

Importante também ficar atento aos rótulos dos alimentos, pois a maioria dos produtos industrializados contêm um alto teor de sódio. “Na indústria alimentícia, o sódio é usado como conservante para os alimentos industrializados, até mesmo para aqueles que a população entende como produtos doces, como bolos e biscoitos. Então, os rótulos precisam ser analisados com bastante atenção. A dica é comparar os produtos dentro do mesmo seguimento e procurar optar para os que possuírem um menor teor de sódio”, orienta a professora de pós-graduação em nutrição da Faculdade IDE.

Mas o sal não é “o vilão” e não se deve cortá-lo do cardápio, pois ele também tem sua importância para o bom funcionamento do organismo. “Um trabalho na Revista Lancet, em 2016, mostrou que uma redução abaixo de 2,3 gramas de sal em pessoas com pressão normal pode prejudicar a saúde, pois eleva os níveis de hormônios reguladores do sal, hormônios do estresse e lipídios. Ou seja, tudo é uma questão de equilíbrio e avaliado de pessoa a pessoa”, esclarece a professora de nutrição Roberta Morgana. Para uma boa parceria com o sal, a recomendação é de que a dieta diária tenha, no máximo, 2 gramas de sódio (sal) e cerca de 4,8 gramas de potássio.

Exercício físico é grande aliado no controle da hipertensão arterial

Além pegar leve no sal e manter uma alimentação equilibrada, a prática de atividade física regular é uma grande aliada para prevenir e combater a hipertensão arterial. Segundo o coordenador e professor do núcleo de pós-graduação em educação física da Faculdade IDE, Rafael Ritti, o exercício físico ajuda porque é capaz de reduzir o estresse cardíaco, tornando o coração mais eficiente, e aumentar a capacidade vasodilatadora, que seria a redução da resistência que o sangue causa ao passar pela artéria.

Mas ele lembra que para "fazer efeito", a atividade tem que ser feita regularmente. “Todos os dias, preferencialmente. Atualmente, recomenda-se um mínimo de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana. No entanto, pessoas que não conseguem atingir tais recomendações, devem ser ativos fisicamente o quanto conseguirem. O importante é se movimentar”, explica. Rafael conta que todos os exercícios físicos ajudam no combate à hipertensão arterial, mas “sociedades nacionais e internacionais de cardiologia e hipertensão, baseado em estudos de grande relevância, recomendam a prática de exercícios aeróbicos complementados com treinamento de força”.

Quem já tem pressão alta, o professor de educação física da Faculdade IDE orienta que todo portador de alguma doença crônica deve ter cautela. “Em especial com os hipertensos, os mesmos devem iniciar a prática do exercício quando valores de pressão arterial estiverem controlados. Ou seja, pressão sistólica abaixo de 160 mmHg e a diastólica abaixo de 100 mmHg. Outro ponto importante é que o exercício deve ser realizado apenas quando o paciente estiver em uso de medicamentos anti-hipertensivos”, comenta Rafael.

Em relação ao exercício, sabe-se que quanto maior a intensidade, maior é o risco de ocorrer algum problema cardiovascular durante ou logo após a prática. “Logo, deve-se evitar esse tipo de exercício de alto impacto. Pessoas com hipertensão associada a outras doenças, como diabetes e obesidade, e não fazem atividade física ou tenham idade acima de 45 anos, devem passar por um cardiologista para realizar um teste ergométrico e para saber se estão ‘liberados’ para se exercitar e não correr riscos”, recomenta o profissional de educação física Rafael Ritti.

FACULDADE IDE – A Faculdade IDE, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, desde 2006, promove pós-graduações na área de saúde, contando com mais de 120 cursos nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia e fonoaudiologia. Autorizada pelo MEC, na portaria nº 852, de 30/12/18, passou a oferecer também graduações, como de Estética e Recursos Humanos. Com matriz no Recife e atuação no interior de Pernambuco, como Caruaru, Garanhuns e Petrolina, tem unidades também espalhas por vários estados do Norte e Nordeste, como Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Belém. Mais informações (81) 3465.0002, 0800 081 3256 e https://www.faculdadeide.edu.br/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar