Brasil,

Sedentarismo: uma doença do século que deve ser combatida

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laís Jimenez
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

*Por Dra. Aline Maynart Godoi

Considerada a doença do século, o sedentarismo se dá pela falta ou ausência de atividades físicas ou esportivas. Segundo um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano passado, o Brasil é o país em toda América Latina com o maior índice de sedentarismo na população. Cerca de 47% das pessoas no país não praticam atividade física suficiente para se manter saudável.

O sedentarismo pode acarretar em uma série de doenças como aumento do colesterol, hipertensão arterial, diabetes, infarto do miocárdio, doenças respiratórias crônicas, obesidade, acidente vascular cerebral (AVC) e lombalgia, além de estar relacionado direto ou indiretamente com a morte súbita, causar perda de flexibilidade articular gerando a hipotrofia muscular, ou seja, perda da força ou do volume muscular do corpo.

E não pense você que uma pessoa magra que não se exercita, está livre dos problemas relacionados ao sedentarismo, pelo contrário, ela pode ter as mesmas enfermidades que uma pessoa acima do peso. No geral, pessoas que não praticam exercícios físicos, fumam, bebem, mantém uma dieta rica em carboidratos e gordura, estão mais suscetíveis a ter problemas de saúde, seja gordo ou magro.

Um estudo produzido pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e pelo Ministério da Saúde apontou que cerca de 53,7% dos brasileiros está acima do peso. E é mais que comprovado que a atividade física regular é o melhor meio para se tratar do sedentarismo. Mais do que um desafio para a saúde, a inatividade física também traz impactos financeiros. Globalmente, estima-se que a falta de atividade física custe US$ 54 bilhões em assistência médica direta, dos quais 57% são incorridos pelo setor público.

O corpo do ser humano naturalmente precisa de movimentos para se manter saudável e, a partir do momento que o indivíduo para de se movimentar, absorve mais calorias do que perde. Com isso, o organismo pode entrar em colapso com o passar dos anos. O indicado é realizar por dia, no mínimo, 30 minutos de exercícios físicos para não ser considerado uma pessoa sedentária. Para quem quer começar a se mexer, consultar um nutricionista e um treinador pessoal é fundamental. No caso de pessoas com algum problema de saúde ou acima dos 45 anos, é aconselhado solicitar previamente a avaliação de um médico.

Além disso, trocar alguns hábitos como subir as escadas ao invés de elevadores, caminhar, andar de bicicleta, lavar o carro, levar o bicho de estimação para passear, descer num ponto de ônibus antes do que normalmente se desce para poder caminhar, entre outros, podem contribuir bastante. Cuide da sua saúde. Movimente-se!

* Dra. Aline Maynart Godoi é médica Fisiatra do Transmontano Saúde.

Assessoria de imprensa do Grupo Trasmontano Saúde: Grupo Image


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar