Logo
Imprimir esta página

Flacidez da musculatura do assoalho pélvico: para evitá-la, devo escolher parto normal ou cesariana?

Muito relacionada ao parto normal, a flacidez do assoalho pélvico está mais relacionada a alterações da musculatura da pelve – e não ao tipo de parto escolhido

Dra. Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista

Quem tem flacidez da musculatura do assoalho pélvico passa por sintomas desagradáveis: incontinência urinária ou fecal, perda involuntária de flatus (gases), constipação e até dor na relação sexual. Essa flacidez, muitas vezes, é atribuída ao parto normal, já que acreditava-se que a passagem do bebê deixaria a musculatura local flácida. Porém, não é bem assim. “O problema está ligado a alterações da própria musculatura da pelve – e não do tipo de parto escolhido. Portanto, quem opta pela cesárea também pode sofrer da flacidez da musculatura do assoalho pélvico”, alerta a Dra. Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) e do corpo clínico do hospital Albert Einstein.

Segundo ela, se uma mulher não quiser optar pelo parto normal com esse medo, pode desenvolver o problema adiante, mas, por outros motivos. “Obesidade, redução do estrógeno pela menopausa, fatores genéticos – se sua mãe ou avó passaram pelo problema, você também poderá tê-lo – e até práticas esportivas podem trazer essa flacidez”, explica a Dra. Mariana.

Outro mau entendimento é que a episiotomia, a incisão na musculatura realizada pelo médico para alargar o canal de parto, no parto normal, prejudicaria o assoalho pélvico. “Ao contrário: o médico faz essa incisão justamente para proteger a mulher contra as ruturas do assoalho pélvico, que podem ser extensas. Com a episiotomia, há uma proteção da musculatura do assoalho pélvico”, ensina a médica.

A Dra. Mariana Rosario defende que o parto normal ou a cesariana são decisões que as parturientes devem tomar em conjunto com seus obstetras. “Com um bom pré-natal, as dúvidas são esclarecidas e a decisão é tomada com tranquilidade e consciência. Se a mulher deseja realizar um parto normal ou uma cesariana, que seja este um momento de tranquilidade e respeito a ela e ao bebê – e que nenhum mito venha atrapalhar essa escolha”, finaliza a médica.

Especialista em Longevidade pela ABMAE – Associação Brasileira de Medicina Antienvelhecimento, a Dra. Mariana Rosario é adepta a tratamentos menos invasivos, que privilegiem o conceito de Longevidade, sempre que possível. “Quando existem alternativas menos invasivas, que não tragam tantos efeitos adversos à paciente, procuro oferecê-las. Também acredito na Medicina Preventiva como forma de viver melhor e proteger-se de doenças futuras”, finaliza a médica.

Sobre a Dra. Mariana Rosario

Formada pela Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), em 2006, a Dra. Mariana Rosario possui os títulos de especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela AMB – Associação Médica Brasileira, e estágio em Mastologia pelo IEO – Instituto Europeu de Oncologia, de Milão, Itália, um dos mais renomados do mundo. É membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) e especialista em Longevidade pela ABMAE – Associação Brasileira de Medicina Antienvelhecimento. É médica cadastrada para trabalhar com implantes hormonais pela ELMECO, do professor Elcimar Coutinho, um dos maiores especialistas no assunto.

Possui vasta experiência em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, tanto em Clínica Médica como em Cirurgia Oncoplástica. Realiza cursos e workshops de Saúde da Mulher, bem como trabalhos voluntários de preparação de gestantes, orientação de adolescentes e prevenção de DST´s. Participou de inúmeros trabalhos ligados à saúde feminina nas mais variadas fases da vida e atua ativamente em programas que visam ao aprimoramento científico. Atualiza-se por meio da participação em cursos, seminários e congressos nacionais e internacionais e produz conteúdo científico para produções acadêmicas. É médica cadastrada para trabalhar com implantes hormonais pela ELMECO, do professor Elcimar Coutinho, um dos maiores especialistas no assunto.

Dra. Mariana Rosario – Ginecologista, Obstetra e Mastologista. CRM- SP: 127087. RQE Masto: 42874. RQE GO: 71979.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto