Brasil, 15 de Setembro de 2019

HSVP inicia projeto para pacientes laringectomizados

A laringectomia é uma cirurgia para remoção total ou parcial da laringe.

A partir da próxima sexta-feira, dia 26, tem início um projeto voltado para pacientes laringectomizados no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSVP). A iniciativa foi idealizada pela equipe de fonoaudiologia do hospital, coordenada por Daniel Gimenez.

O objetivo é promover encontros mensais nos quais pacientes que já passaram pelo processo, que irão passar ou que já superaram a laringectomia possam trocar experiências. “A principal meta é criar um grupo de enfrentamento, com impacto social e econômico, no qual cada participante entenda que não está só. O procedimento muda a forma de respirar, se alimentar e falar e os participantes também poderão ajudar uns aos outros, dividindo experiências que deram certo”, explica a fonoaudióloga Bruna Fulachi.

De acordo com a fonoaudióloga a ação também tem a missão de conscientizar os participantes sobre os riscos do tabagismo, que é um dos principais causadores do câncer de laringe.

A atividade contará com a participação de fonoaudiólogos e psicólogos e também será aberta aos familiares dos pacientes. “Infelizmente ainda existe muito preconceito, quando se encontra uma pessoa laringectomizada, as pessoas não sabem ao certo como agir, comentam e até se afastam. Vamos tentar ajudar neste processo de aceitação por parte da sociedade”, acrescenta Bruna.

Os encontros ocorrerão no anfiteatro Luiz Chrispim, ao lado do HSVP, no horário das 11h30 às 12h30. Interessados em participar, podem se inscrever pelo telefone (11)97545-8501.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS