Brasil, 20 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Varizes também acometem homens

  • Escrito ou enviado por  Bruna Franco
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Doença é mais comum entre as mulheres, mas afeta cerca de 30% dos homens

Apesar de mais comum entre as mulheres, as varizes acometem cerca de 30% dos homens, que tendem a negligenciar a doença. Geralmente, por terem pelos e não visualizarem as varizes claramente, elas acabam sendo descobertas somente após queixas de cansaço e peso nas pernas com o médico.

A profissão é um fator agravante para a doença. Dentista, cabeleireiro, segurança e vendedor de loja, por exemplo, são ocupações que demandam muito tempo na mesma posição, o que prejudica o retorno venoso. “Existem medidas para prevenir o problema, como evitar ficar em pé, parado ou sentado por muito tempo. Se não for possível, movimente as pernas e os pés e realize caminhadas, que já ajudam a estimular a circulação, diminuindo o risco da doença e dos incômodos que ela traz ao dia a dia”, aconselha o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Roberto Sacilotto.

Entenda as varizes:

O que são varizes?

Varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas que surgem nos membros inferiores. São consequência do enfraquecimento das paredes desses vasos sanguíneos e de alterações nas válvulas existentes no interior deles.

Quais são os sintomas e causas?

As varizes podem causar dores e sensação de peso ou cansaço nas pernas, acompanhadas ou não de inchaço. O fator familiar é o mais importante para o seu aparecimento — há um caráter genético ainda não bem estabelecido. Com o avanço da idade e o afrouxamento dos tecidos, as varizes tendem a ser mais visíveis mesmo com a presença dos pelos nas pernas. É só nesse momento que o homem, em geral, percebe que tem o problema.

Como é feito o diagnóstico?

A condição é diagnosticada por um angiologista ou cirurgião vascular por meio de um exame clínico. Quando necessário, realiza-se ultrassom doppler dos membros inferiores, método que permite avaliar melhor a situação e já fazer um planejamento cirúrgico.

Como é o tratamento?

Geralmente, a maioria das veias são de grosso calibre, então a cirurgia convencional é a mais indicada, podendo ser usado o laser ou a radiofrequência nos casos em que a veia safena (na perna) está insuficiente e dilatada com refluxo. Já em pacientes que apresentam alguma contraindicação à cirurgia ou aqueles que possuem ulcerações (feridas) e pigmentações (alteração de cor na região), o angiologista ou cirurgião vascular pode recorrer ao tratamento com espuma densa, que pode ser feito no consultório e não exige anestesia e internação hospitalar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS