Logo
Imprimir esta página

Dicas para o consumo saudável de chocolate

Na Páscoa, o consumo de chocolate aumenta. Disponível em diversos formatos de ovos e bombons, em diferentes apresentações para seduzir os consumidores — branco, ao leite, amargo, com mais cacau —, o chocolate, final, faz bem ou mal para a saúde? Como consumir de forma saudável para manter a saúde (e o peso) nesta época com tantas tentações?

A nutricionista Waléria Ainett, do Hospital Público Estadual Galileu, em Belém (PA), unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, ajuda a entender mais sobre o assunto: “O chocolate contém flavonoides, substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento e contribuem para a redução das doenças cardiovasculares. Essa substância é encontrada em maior quantidade naqueles com teor de 70% ou mais de cacau. Outro benefício do cacau é o potencial probiótico, que aumenta as bifidobactérias e lactobacilos, que diminuem as doenças intestinais”.

Além disso, o chocolate contém serotonina, hormônio que atua no bem estar, levando sensação de prazer e relaxamento. “Mas o consumo por dia deve ser de no máximo 30g de chocolate para que os malefícios não ultrapassem os benefícios”, alerta a especialista. “Gostaria de deixar claro que o chocolate pode ser um grande aliado da saúde tanto física quanto mental, desde que não seja consumido de maneira exagerada”, acrescenta.

Pessoas que estão em processo de emagrecimento também podem consumir o chocolate, desde que seja a versão amarga, que contém teobromina, substância com ação semelhante a cafeína, que auxilia no emagrecimento já que atua no aceleramento do organismo. É sempre importante consultar um profissional nutricionista para que possa haver o consumo consciente e adequado de chocolate respeitando a individualidade de cada pessoa e organismo.

Abaixo, algumas dicas para consumir chocolate de forma consciente e saudável:

— Dê preferência para chocolate preto meio amargo e amargo, pois estes apresentam maior quantidade de massa de cacau e portanto, mais benefícios;

— Evite o consumo de chocolate branco, que é rico em manteiga de cacau e baixa quantidade de massa de cacau, desta forma apresentando maior teor de gordura;

— Não consuma chocolate em exagero. Isto pode acarretar diversos malefícios, entre eles, o aumento da oleosidade da pele, azia, e ganho de peso;

— O chocolate apresenta uma boa combinação com frutas e oleaginosas como castanhas, pois estas apresentam gorduras saudáveis que trazem benefícios a saúde;

— Evite as opções com recheios de cremes e massas, que tendem a aumentar muito o ganho calórico;

— Procure um nutricionista para adequar a quantidade ideal de chocolate para você.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Tem sob sua responsabilidade mais de 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do SUS.

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor e permite que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

A atuação da Pró-Saúde, entidade sem fins lucrativos, se alinha aos esforços da sociedade para o aperfeiçoamento dos serviços públicos de saúde. Como organização alicerçada na ética cristã e na vasta experiência católica de trabalho social, voltada aos mais diversos públicos, nas mais distintas realidades, a Pró-Saúde prima pela valorização da vida e pela defesa das condições essenciais para o desenvolvimento das pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto