Logo
Imprimir esta página

Semana da Tontura alerta sobre a origem de tonturas e vertigens

É difícil encontrar alguém que nunca sentiu um desconforto ou teve a sensação de tudo ao redor estar girando. A tontura é algo comum que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo. Entretanto, esse é um assunto amplo e repleto de equívocos.

Nesse cenário, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), em conjunto com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL), estão promovendo a Semana da Tontura, com objetivo de chamar a atenção para esse problema tão recorrente.

A campanha ocorre na semana seguinte ao dia da tontura, datado em 22 de abril. Em sua segunda edição, visa divulgar informações gerais por meio de cursos e aulas das mais diversas especialidades como neurologia e otorrinolaringologia. Também serão distribuídos panfletos com esclarecimentos destinados ao público leigo.

Um dos enfoques é tratar a constante confusão entre os termos tontura e vertigem. Por serem sinônimos no dicionário, a diferenciação torna-se mais complicada. Tontura é usada para designar a sensação de mal-estar e fraqueza. Já vertigem, é empregada para situações nas quais a pessoa perde a noção de espaço em movimento, achando que está inclinado ou caindo.

O slogan da campanha, “Tontura é coisa séria”, pretende alertar sobre a possibilidade dos sintomas desses dois problemas estarem atrelados a doenças sérias. A vertigem, por exemplo, pode estar ligada a um problema do labirinto, nosso sensor de movimento, ou a algumas partes do cérebro e cerebelo, este último responsável pelo equilíbrio. Porém, se o paciente é mais velho, tem quadro de pressão alta ou diabetes, pode ser um sinal de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Cristiana Borges Pereira, neurologista e vice-coordenadora do departamento científico de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio da ABN, enfatiza a importância de estar atento aos sinais, principalmente em relação à sensação de mal-estar “Cerca de 30% das pessoas que procuram o pronto-socorro se queixando de tontura podem apresentar uma doença grave por trás.”, completa.

Tanto a vertigem, como a tontura, tem um impacto enorme na vida das pessoas que convivem com essas duas questões. O incômodo limita atividades diárias, o trabalho, além do âmbito social e emocional.

Conhecido como doutor tontura, o neurologista Saulo Nader acredita que o grande obstáculo está no tratamento “Existe infelizmente uma dificuldade dos médicos em lidar com as Labirintites e Tonturas. É tido como “difícil” ou “desafiante” a identificação correta e o tratamento desse perfil de doenças. E quem sofre com tudo isso é a população, que acaba não tendo seu caso desvendado e não consegue a tão sonhada melhora”, pontua.

Para Cristiana, a campanha é importante para conscientizar as pessoas e trazer uma mensagem de atenção para os sintomas “Muitas vezes esses sinais são menosprezados pelos pacientes e, até mesmo, médicos. A população geral, aqueles que nunca tiveram vertigem, por exemplo, não valorizam e acham uma besteira. Porém, pode indicar algo mais preocupante.”, enfatiza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto