Brasil,

Afinal, o óleo mineral presente na formulação de cosméticos é realmente um vilão?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

cremes com óleos vegetais cremes com óleos vegetais

Pesquisador em cosmetologia explica os prós e os contras do uso de óleo mineral em cosméticos e quais as diferenças da substância em comparação aos óleos

Comumente encontrado nas formulações hidratantes, o petrolato, um dos derivados petróleo, é com certeza um dos componentes mais polêmicos do mercado cosmético. “O petrolato é geralmente encontrado nos produtos na forma de um de seus derivados, o óleo mineral, que possui vantagens em relação aos óleos vegetais, sendo assim preferido pelas empresas fabricantes de cosméticos. Isso por que, além de seu baixo custo, o óleo mineral não oxida tão facilmente quanto o vegetal e possui moléculas grandes demais para penetrarem na pele, logo é menos provável de causar alergias ou sensibilização da pele”, explica Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. Mas então por que a substância é vista como vilã?

Segundo o pesquisador, o petrolato possui moléculas chamadas de hidrocarbonetos aromáticos, que, de acordo com estudos, estão relacionadas ao desenvolvimento do câncer. Porém, estes estudos se referem ao desenvolvimento da doença em trabalhadores que estão diretamente expostos ao petrolato não refinado. “A questão é que, em cosméticos, o petrolato já passou por um processo de refinamento. Dessa forma, é completamente seguro e até mesmo certificado por órgãos reguladores como ANVISA, FDA e Europe Comission”, afirma. “Entretanto, apesar da forma do petrolato presente nos cosméticos não favorecer o aparecimento de câncer, o óleo mineral é uma substância comedogênica, ou seja, pode obstruir os poros, facilitando o aparecimento de cravos.”

Já para o meio ambiente, o óleo mineral é realmente um vilão. Isso por que é proveniente de uma fonte não renovável, isto é, que um dia vai se esgotar, diferentemente de um óleo vegetal extraído de uma semente produzida através de cultivo sustentável, que sempre estará disponível. “Além disso, após lavarmos o produto com óleo mineral, a substância, que não se mistura com a água e está presente em altas concentrações nos cosméticos, chega até os rios, o que gera um enorme gasto em sistemas de tratamentos para remover o petrolato da água”, alerta o especialista.

Mas, afinal, o petrolato e seus derivados são eficazes quando se trata da hidratação da pele? “O óleo mineral é oclusivo, ou seja, impede a evaporação excessiva de água pela pele. Logo, hidratantes com a substância mantém a pele hidratada apenas até serem retirados, pois não atuarão em nenhuma das causas da pele seca, que pode ocorrer devido a diversos fatores, incluindo falta de proteínas que mantem a barreira cutânea intacta, afinamento da pele ou falta de ceramidas e aquaporinas”, completa Lucas.

Então na hora de escolher entre cosméticos com óleo mineral ou vegetal é fácil. Apesar dos produtos com petrolato serem de baixo custo e, consequentemente mais baratos, o ideal é optar por aqueles que levem óleo vegetal na fórmula, pois assim o meio ambiente estará sendo preservado. “Já para identificar o uso de petrolato e seus derivados nos produtos basta observar a embalagem. Os ativos cosméticos são sempre descritos no rótulo através de uma nomenclatura internacional chamada de INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients). Então se você encontrar nomes como Paraffinum Liquidum, Mineral OIl ou Microcrystalline Wax na embalagem de um produto é porque ele conta com petrolato em sua fórmula”, finaliza Lucas Portilho.

FONTE: Lucas Portilho - Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Novas fórmulas. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França, Mônaco e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar